Agentes químicos na Segunda Guerra Mundial O emprego de agente...

Agentes químicos na Segunda Guerra Mundial

O emprego de agentes químicos em contextos militares pode ser dividido em três grandes categorias: uso de gases contra pessoas e animais com o objetivo de causar baixas, sinalização de alvos militares por meio de fumaça e destruição de materiais. Substâncias disseminadas em razão dos efeitos tóxicos provocados em plantas, animais e seres humanos são classificadas como agentes químicos de guerra, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Esses agentes provocam danos diferentes das armas convencionais, pois seus efeitos destrutivos não são decorrentes de forças explosivas, mas, sim, de sua toxicidade.

Considerando seu custo de produção, os agentes químicos utilizados como armas podem causar um número muito maior de baixas do que as armas convencionais baseadas em explosivos; por esse motivo, as armas químicas foram chamadas ironicamente de “bomba atômica dos pobres”, em referência ao alto custo de produção de armas nucleares. Além disso, muitas substâncias utilizadas na indústria química também podem ser empregadas na fabricação desses agentes, o que dificulta o controle de sua produção. Outro problema está nos equipamentos usados na produção, uma vez que são os mesmos ou semelhantes aos utilizados nas indústrias químicas e farmacêuticas, dificultando o controle e a proibição de importação e exportação desses aparelhos.

Vários agentes químicos podem ser produzidos com uma infraestrutura relativamente simples, o que coloca alguns países em desenvolvimento na lista dos principais produtores e exportadores desses compostos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o uso de agentes químicos contra tropas militares foi restrito; porém, nessa mesma época, os nazistas utilizaram um composto dessa classe para promover o extermínio em massa de civis: o cianeto de hidrogênio. Também nessa época foi criado outro perigoso agente químico de destruição com ação neurológica: o sarin.

Cianeto de hidrogênio

Em uma das maiores tragédias da história, os alemães utilizaram um inseticida denominado Zyklon B, que continha em sua composição ácido cianídrico (HCN), para exterminar em suas câmaras de gás judeus e outros povos considerados inimigos da Alemanha nazista. Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas tenham morrido desse modo.

O ácido cianídrico é um composto extremamente volátil (ponto de ebulição: 25,7 °C) e, quando puro, é conhecido como cianeto de hidrogênio. Os sais do ácido cianídrico são chamados cianetos, sendo que os mais comuns são o cianeto de potássio (KCN) e o cianeto de sódio (NaCN). Os cianetos são extremamente tóxicos para vários seres vivos, inclusive os seres humanos, daí sua utilização como arma química.

Atualmente, seu método de produção baseia-se em uma reação entre metano (CH4) e amônia (NH3) que ocorre em fase gasosa a, aproximadamente, 1200 °C na presença de catalisador. Nessa reação são obtidos o cianeto de hidrogênio e o gás hidrogênio (H2).

Sarin

Ainda durante a Segunda Guerra Mundial, outros compostos tóxicos foram sintetizados e testados. Entre eles, destacam-se os agentes nervosos, ou seja, que afetam o sistema nervoso central.

O sarin foi descoberto em 1937 pelo químico alemão Gerhard Schrader (1903-1990), que trabalhava em um conglomerado de indústrias químicas testando compostos de fósforo com propriedades inseticidas. Devido à alta toxicidade dessa substância, os nazistas tornaram a descoberta altamente secreta, e realizaram testes inclusive em prisioneiros dos seus campos de concentração. Esse fato veio ao conhecimento público durante o Julgamento de Nuremberg.

Julgamento de Nuremberg: tribunais militares promovidos pelos Aliados, entre 20 de novembro de 1945 e 1º de outubro de 1946, para responsabilizar os nazistas por seus crimes de guerra.

Apesar de a substância ter sido sintetizada durante a Segunda Guerra Mundial, seu uso em batalha não foi intenso. A atenção do público se voltou para essa arma química em abril de 1995, após um ataque terrorista ao metrô de Tóquio no momento em que trabalhadores e estudantes retornavam para casa. Esse acontecimento provocou 12 mortes, deixou 50 pessoas hospitalizadas em estado grave e atingiu outras 5 mil pessoas de forma leve. O número de mortes não foi maior porque apenas duas horas depois de a primeira vítima ser hospitalizada, um médico militar fez o diagnóstico correto.

O sarin não é um gás em condições ambientes, mas um líquido incolor com ponto de ebulição igual a 147 °C, suficientemente volátil para se espalhar pelo ar atmosférico em níveis letais. Quando puro é inodoro, o que aumenta sua periculosidade.

O texto descreve de forma sucinta a reação de obtenção do cianeto de hidrogênio. Escreva a equação balanceada que representa essa reação e classifique as substâncias envolvidas em simples ou compostas.

1 Resposta

Ver resposta
pedagogaelka

Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.

 

Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes,  inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

 

Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).

 

Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.

 

 

O Início


O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).

 

 

Desenvolvimento e Fatos Históricos Importantes:


- O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.

 

- Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.

 

- De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas. 

 

- O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.

 

 

Final e Consequências


Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.

 

Bomba Atômica explode na cidade japonesa de Hiroshima

 

Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.

 

Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Química





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação