2. Na imagem demonstrada a seguir, temos, em um eletrodo, uma...

2. Na imagem demonstrada a seguir, temos, em um eletrodo, uma placa de alumínio (AP) imersa em solução de nitrato de alumínio (Al(NO)), e no outro, uma placa de prata (Ag) imersa numa solução de nitrato de prata (AgNO). Observa-se também o fio por onde se deslocam os elétrons e a ponte salina para equilibrio dos íons das soluções. Ago Ponte salina Alo ORSERS VINÍCIUS FIORATTI imagem sem escala; cores-fantasia) 27 Dados: Potenciais de redução: AC3-Al' = -1,66 V Ag /Agº = +0,80 V Em relação a essa pilha, responda. a) Semirreação do ânodo. b) Semirreação do cátodo. ©) Equação global com ddp. d) Placa que aumenta de massa. e) Placa que diminui de massa. f) Sentido dos elétrons. g) Polo positivo. negativo

1 Resposta

Ver resposta
G3

a) Semirreação do ânodo: Na placa de alumínio (AP), ocorre a oxidação (perda de elétrons) do alumínio metálico, que se transforma em íons alumínio (Al3+): Al(s) → Al3+(aq) + 3e-

b) Semirreação do cátodo: Na placa de prata (Ag), ocorre a redução (ganho de elétrons) dos íons prata (Ag+) presentes na solução, que se depositam como prata metálica na superfície da placa: Ag+(aq) + e- → Ag(s)

c) Equação global com ddp: A equação global da pilha é a soma das semirreações do ânodo e do cátodo, indicando a direção do fluxo de elétrons e a produção de uma diferença de potencial elétrico (ddp) entre as duas placas: Al(s) + 3Ag+(aq) → Al3+(aq) + 3Ag(s) ddp = E(cátodo) - E(ânodo) = 0,80 V - (-1,66 V) = 2,46 V

d) Placa que aumenta de massa: Na semirreação do cátodo, os íons prata presentes na solução são reduzidos e depositados como prata metálica na superfície da placa de prata (Ag), fazendo com que ela aumente de massa.

e) Placa que diminui de massa: Na semirreação do ânodo, o alumínio metálico é oxidado e se transforma em íons alumínio (Al3+), que se dissolvem na solução de nitrato de alumínio (Al(NO3)3), fazendo com que a placa de alumínio (AP) diminua de massa.

f) Sentido dos elétrons: Os elétrons fluem do ânodo para o cátodo, ou seja, da placa de alumínio (AP) para a placa de prata (Ag).

g) Polo positivo e negativo: A placa de prata (Ag) é o polo positivo da pilha, pois atrai íons negativos (ânions) da solução para sua superfície e recebe elétrons do ânodo (placa de alumínio). A placa de alumínio (AP) é o polo negativo da pilha, pois perde elétrons e atrai cátions positivos da solução para sua superfície.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Química





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação