No que se refere à formação do homem na grécia, tem-se dois mo...

No que se refere à formação do homem na grécia, tem-se dois modelos que embasaram a educação neste momento, porque esparta e atenas possuíam objetivos diferenciados ao formarem o homem necessário àquele contexto histórico.

sobre a educação neste contexto histórico, analise as alternativas apresentadas e indique como verdadeira (v) ou falsa (f) cada uma delas:

i: em esparta a educação possuía uma concepção mais severa e disciplinadora, direcionando-se para a formação do homem guerreiro.

ii: em atenas a educação estava direcionada para a formação do cidadão a assumir o exercício da política na pólis (cidade).

iii: neste contexto histórico a formação do homem estava embasada na paideia, visando à sua formação integral que compreende o corpo e o intelecto.

alternativas:

a)
f – f – f

b)
f – v – f

c)
v – v – v

d)
v – v – f

e)
v - f – v

4)
a partir do século xix, novas correntes teóricas vão se desenvolver, tentando, cada uma a sua maneira, explicar a realidade. essas correntes teóricas nascem de diferentes interpretações da realidade e das diferentes opiniões sobre a sociedade capitalista. dessas concepções gerais é que vão derivar as concepções pedagógicas.

frente ao exposto, faça a correspondência abaixo, indicando o que se refere à cada concepção pedagógica apresentada.

1-positivismo
2-pragmatismo
3-socialismo
( ) critica a o capitalismo e a sociedade dividida em classes. defende uma sociedade sem exploração do homem pelo homem.

( ) faz críticas à obediência automática. valoriza a iniciativa, a participação e a autonomia. busca avaliar as consequências da ação.

( ) defende uma educação emancipadora, que integre trabalho e estudo, ou seja, que unifique trabalho manual e intelectual, portanto, não dualista.

( ) segrega as ciências humanas de acordo com seus objetivos de pesquisa. acredita na neutralidade da ciência e na objetividade dos fatos sociais.

alternativas:

a)
1 – 1 – 2 – 3

b)
2 – 1 – 2 – 3

c)
3 – 2 – 2 – 1

d)
1 – 3 – 3 – 2

e)
3 – 2 – 3 - 1

5)
no período colonial a educação esteve sob o domínio dos jesuítas, ação que perdurou do ano de 1549 até 1759. as principais características gerais do ensino jesuítico foram a manutenção do ensino do latim, a formação clássica, a repetição e a memorização, as competições internas com estímulos e prêmios, uma educação rígida e os internatos.

ainda sobre a educação jesuítica, após analisar as afirmações abaixo, indique aquelas que correspondem a este período.

1: a oferta da alfabetização aos índios seria o caminho mais seguro para a catequese e mudança de seus hábitos e costumes.

2: nos primeiros anos a companhia de jesus teve à frente o marquês de pombal que fundou colégios e escolas de instrução elementar.

3: os jesuítas aplicavam dois modelos de educação, um para os indígenas, centrado na leitura, escrita e poucas operações e outro voltado para os filhos dos colonos, consistindo em um ensino mais culto.

4: toda ação pedagógica dos jesuítas foi marcada pela ausência de discussão e o pensamento crítico passava longe das salas de aula.

alternativas:

a)
2 – 3 – 4

b)
2 – 3

c)
1 – 2

d)
1 - 3 – 4

e)
2 – 4

1 Resposta

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Fernanda

3 alternativa D.

A Grécia antiga pautou seus estudos em relação aos movimentos e a natureza, auxiliaram no desenvolvimento de conhecimentos como: A matemática e sua distinção sobre a física, a filosofia e até mesmo a religião, como as crenças e a dualidade entre o corpo e o espírito. 

Além disso, parte dessa evolução no que tange o estudo dos movimentos, se deu através das teorias de Aristóteles, que teve parte de seus estudos focado nesse campo.

4 A alternativa A está correta.

Ele abre as portas para o pensamento fundamentado e o estudo das sociedades em desenvolvimento.

O pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.

5 A alternativa D está correta.

Os primeiros padres jesuítas que chegaram ao Brasil, juntamente com os primeiros colonizadores, integravam o sistema de colonização europeu. 

Deste modo, junto com as expedições vinham também padres, especialmente os padres da Companhia de Jesus, que tinham como vocação específica a catequese de povos não-cristãos.

Podemos destacar também a criação de colégios para catequizar os povos indígenas, além disso, a fundação de vilas e cidades em torno de missões através de uma missão de povoamento, o firmando como importante reduto jesuíta no Brasil,  a colônia de Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, na época dominado pela Espanha.

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