"A psicologia social aborda as representações sociais no âmbit...

"A psicologia social aborda as representações sociais no âmbito do seu campo, do seu objeto de estudo a relação indivíduo-sociedade e de um interesse pela cognição, embora não situado no paradigma clássico da psicologia: ela reflete sobre como os indivíduos, os grupos, os sujeitos sociais, constroem seu conhecimento a partir da sua inscrição social, cultural etc., por um lado, e por outro, como a sociedade se dá a conhecer e constrói esse conhecimento com os indivíduos."

ARRUDA, A. Teoria das Representações Sociais e Teorias de gênero. Cad. Pesq., São Paulo, v. 1, n. 117, 2002, p. 128. Disponível em: . Acesso em: 20/03/2019.



A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre a teoria das representações sociais, sabe-se que esta se baseia em alguns conceitos para sustentar a ideia que representa, sendo um deles a objetivação, que se refere à capacidade do sujeito:



a.
em transformar uma teoria em algo concreto.



b.
de inserir novos elementos em seu cotidiano.



c.
de se vincular a novos grupos.



d.
de cumprir regras impostas.




e.
de se apropriar de valores e crenças.

1 Resposta

Ver resposta
Arthur Adães

A objetificação é a apropriação feita por um indivíduo em relação aos valores e crenças de uma cultura, é o que acontece com o aculturamento de um novo funcionário em uma cultura organizacional nova para ele (alternativa E).

Aculturação e objetificação

Ao objetificar os valores e crenças de uma cultura, uma pessoa passa a assimilar aquela cultura como sendo parte da sua identidade, aumentando o seu compromisso com a empresa.

Quanto maior a empresa, mais facilmente acontece o processo de objetificação.

Venha estudar mais sobre a cultura organizacional

16321617

Escola Educação
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Psicologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação