Vinicius Karasinski Há muito tempo se fala nos males e nos ben...
Vinicius Karasinski Há muito tempo se fala nos males e nos beneficios que os games podem causar para os jovens. Agora,
um artigo publicado pela revista Neurology Now revela alguns dados que mostram que os games podem afetar
sim a mente dos adolescentes, seja de forma benéfica ou não.
Segundo o artigo, o contato excessivo com jogos eletrônicos pode causar mudanças no comportamento
dos adolescentes. O texto faz relação com a dopamina, um neurotransmissor ligado diretamente a dependência
em jogos, inclusive os eletrônicos
A dopamina é um estimulante e, segundo o Dr. David Greenfield, fundador do Centro de Dependência
de Tecnologia e Internet, a estrutura de recompensa dos games é similar ao de uma máquina caça-níqueis: o
jogador insiste para bater um recorde, matar um inimigo muito difícil ou encontrar um item raro em um RPG,
sem saber exatamente quando (e se) vai conseguir atingir esses objetivos.
De acordo com a neurologista Judy Willis, o modo como os jogos eletrônicos funcionam é genial. Eles
alimentam o cérebro com informações em um modo em que o aprendizado é maximizado. Contudo, a maneira
como os jogos "recompensamos jogadores é justamente o que pode causar mudanças no cérebro, tanto
positiva quanto negativamente. Alguns jogos possuem características viciantes, que são a gratificação
instantánea, ritmo acelerado e imprevisibilidade. Tudo o que caracteriza uma dependência está presente nos
jogos eletrônicos
O melhor mesmo é o equilibrio. O videogame é uma ótima ferramenta de aprendizado que pode estimular
certas áreas no cérebro.
Um exemplo disso são alguns games de estratégia em que os jogadores são obrigados a tomar decisões
de curto, médio e longo prazo -- tudo ao mesmo tempo. Isso estimula o cérebro a ter mais facilidade na tomada
de decisões e na realização de múltiplas tarefas ao mesmo tempo.
Claro que esse tipo de estímulo precisa de equilibrio. Estimular apenas esse tipo de atividade pode fazer
com que os jovens tenham dificuldade em se concentrar em apenas uma coisa, como estudos ou leitura, por
exemplo
Disponivel em Acesso em 02 dez 2019. (adaptado)
Questão 06
Em relação aos beneficios dos jogos eletrônicos, o autor utiliza o argumento de que
A) o cérebro tem mais facilidade na tomada de decisões.
B) o modo de funcionamento dos jogos eletrônicos é genial.
C) as caracteristicas da dependência estão nos jogos eletrônicos
D) a recompensa dos games é similar ao das máquinas caça-níqueis.
questao 07
identifica-se uma marca asseverativ afirmativa em:
A) O videogame e uma otima ferramenta de apredizado
B) Agora, um artigo publicado pela revista Neurology Now
c) um exemplo disso sao alguns games de estrategia
D) claro que esse tipo de estimulo precisa de equulibrio
um artigo publicado pela revista Neurology Now revela alguns dados que mostram que os games podem afetar
sim a mente dos adolescentes, seja de forma benéfica ou não.
Segundo o artigo, o contato excessivo com jogos eletrônicos pode causar mudanças no comportamento
dos adolescentes. O texto faz relação com a dopamina, um neurotransmissor ligado diretamente a dependência
em jogos, inclusive os eletrônicos
A dopamina é um estimulante e, segundo o Dr. David Greenfield, fundador do Centro de Dependência
de Tecnologia e Internet, a estrutura de recompensa dos games é similar ao de uma máquina caça-níqueis: o
jogador insiste para bater um recorde, matar um inimigo muito difícil ou encontrar um item raro em um RPG,
sem saber exatamente quando (e se) vai conseguir atingir esses objetivos.
De acordo com a neurologista Judy Willis, o modo como os jogos eletrônicos funcionam é genial. Eles
alimentam o cérebro com informações em um modo em que o aprendizado é maximizado. Contudo, a maneira
como os jogos "recompensamos jogadores é justamente o que pode causar mudanças no cérebro, tanto
positiva quanto negativamente. Alguns jogos possuem características viciantes, que são a gratificação
instantánea, ritmo acelerado e imprevisibilidade. Tudo o que caracteriza uma dependência está presente nos
jogos eletrônicos
O melhor mesmo é o equilibrio. O videogame é uma ótima ferramenta de aprendizado que pode estimular
certas áreas no cérebro.
Um exemplo disso são alguns games de estratégia em que os jogadores são obrigados a tomar decisões
de curto, médio e longo prazo -- tudo ao mesmo tempo. Isso estimula o cérebro a ter mais facilidade na tomada
de decisões e na realização de múltiplas tarefas ao mesmo tempo.
Claro que esse tipo de estímulo precisa de equilibrio. Estimular apenas esse tipo de atividade pode fazer
com que os jovens tenham dificuldade em se concentrar em apenas uma coisa, como estudos ou leitura, por
exemplo
Disponivel em
Questão 06
Em relação aos beneficios dos jogos eletrônicos, o autor utiliza o argumento de que
A) o cérebro tem mais facilidade na tomada de decisões.
B) o modo de funcionamento dos jogos eletrônicos é genial.
C) as caracteristicas da dependência estão nos jogos eletrônicos
D) a recompensa dos games é similar ao das máquinas caça-níqueis.
questao 07
identifica-se uma marca asseverativ afirmativa em:
A) O videogame e uma otima ferramenta de apredizado
B) Agora, um artigo publicado pela revista Neurology Now
c) um exemplo disso sao alguns games de estrategia
D) claro que esse tipo de estimulo precisa de equulibrio
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