URGENTE O ATENEU (FRAGMENTO) DE RAUL POMPÉIAAs impressões rece...

URGENTE O ATENEU (FRAGMENTO) DE RAUL POMPÉIA

As impressões recentes derrogavam o meu Aristarco; mas a hipérbole essencial do primitivo transmitia-se ao sucessor por um mistério de hereditariedade renitente. Dava-me gosto então a peleja renhida das duas imagens e aquela complicação imediata do paletó de seda e do sapato raso, fazendo aliança com Aristarco contra Aristarco I, no reino da fantasia. Nisto afagaram-me a cabeça. Era Ele! Estremeci. “Como se chama o amiguinho?”, perguntou-me o diretor.
— Sérgio... dei o nome todo, baixando os olhos e sem esquecer o “seu criado” da estrita cortesia. — Pois, meu caro Sr. Sérgio, o amigo há de ter a bondade de ir ao cabeleireiro deitar fora estes cachinhos... Eu tinha ainda os cabelos compridos, por um capricho amoroso de minha mãe. O conselho era visivelmente salgado de censura. O diretor, explicando a meu pai, acrescentou com o risinho nasal que sabia fazer: “Sim, senhor, os meninos bonitos não provam bem no meu colégio...”
— Peço licença para defender os meninos bonitos... objetou alguém entrando.
Surpreendendo-nos com esta frase, untuosamente escoada por um sorriso,
chegou a senhora do diretor, D. Ema. Bela mulher em plena prosperidade dos
trinta anos de Balzac, formas alongadas por graciosa magreza, erigindo, porém, o tronco sobre quadris amplos, fortes como a maternidade; olhos negros, pupilas retintas, de uma cor só, que pareciam encher o talho folgado das pálpebras; de um moreno rosa que algumas formosuras possuem, e que seria também a cor do jambo, se jambo fosse rigorosamente o fruto proibido. Adiantava-se por movimentos oscilados, cadência de minueto harmonioso e mole que o corpo alternava. Vestia cetim preto justo sobre as formas, reluzente como pano molhado; e o cetim vivia com ousada transparência a vida oculta da carne. Esta aparição maravilhou-me. Houve as apresentações de cerimônia, e a senhora com um nadinha de excessivo desembaraço sentou-se no divã perto de mim.

> AGORA OBSERVE A SEGUINTE PASSAGEM DO TEXTO:

Bela [mulher] em plena prosperidade dos trinta anos de Balzac, [formas] alongadas por graciosa [magreza], erigindo, porém, o tronco sobre [quadris] amplos, fortes como a maternidade; [olhos] negros, [pupilas] retintas, de uma cor só, que pareciam encher o [talho] folgado das pálpebras; de um moreno rosa que algumas formosuras possuem, e que seria também a cor do jambo, se jambo fosse rigorosamente o[ fruto] proibido.

a) Todas as palavras que estão entre colchetes são substantivos. Reescreva-os usando os adjetivos que os acompanham.
b) Qual efeito de sentido o uso dos adjetivos provoca no texto?

1 Resposta

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Juhbs

1-O TEXTO LIDO É UMA FÁBULA(LETRA A).

2-EM UMA FAZENDA QUE TINHA PLANTAÇÕES.

3-NARRADOR OBSERVADOR-APENAS NARRA A HISTÓRIA,NÃO PARTICIPA DELA(LETRA B).

4-PORQUE ESPANTALHOS SÃO FEITOS PARA ESPANTAR OS ANIMAIS PARA IMPEDIR QUE ELES ROUBEM A HORTA,E COMO ELE TINHA SENTIMENTOS ELE TINHA PENA DE ESPANTAR OS ANIMAIS.

5-OS PASSARINHOS USAM PALHA PARA FAZER SEUS NINHOS.

6-SE REFERE AO ESPANTALHO.

7-PRETÉRITO(LETRA B).

8-ADVÉBIO DE NEGAÇÃO(LETRA C).

9-AÍ.

10-JAPONESA,REALEZA E PARALISAÇÃO(LETRA C)

BONS ESTUDOS!!!​
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