URGENTE Leia o texto de Fernando Reinach:Quem não viu? Com asa...

URGENTE Leia o texto de Fernando Reinach:

Quem não viu? Com asas invisíveis de tão rápidas, ele se aproxima. Para. Introduz o bico no íntimo da flor. Retira o bico e vai beijar outra flor. Uma a uma, ele enche o pé florido de beijos. É assim que um beija-flor se alimenta. O beijo é um beijo de língua. E agora descobriram como usa a língua para coletar o néctar.

[...]

A língua do beija-flor possui dois sulcos ao longo de seu comprimento.

[...]

Então os cientistas resolveram filmar a língua de beija-flores durante o beijo. Para isso construíram uma flor artificial transparente. Inseriram nela um néctar contendo um pouco de corante vermelho para facilitar a visualização e a penduraram no habitat natural de dezoito espécies de beija-flores, com uma filmadora capaz de capturar 1.260 fotos por segundo perto dela. Aí foi esperar os beija-flores. Foram obtidos quase cem filmes da língua em ação.

Analisando os filmes em câmera lenta, os cientistas descobriram como funciona a língua. Tudo o que vou descrever ocorre em vinte milissegundos.

Quando a ponta da língua sai da boca, os dois sulcos estão completamente colapsados, e a língua é fina, sendo espremida pelo bico, que é mantido quase fechado. Rapidamente, a ponta da língua toca a gota de néctar e se expande, sugando o néctar para o interior dos sulcos, que se abrem à medida que vão enchendo (é possível ver o néctar vermelho subindo pela língua enquanto ela engrossa). Os sulcos se enchem como se fossem duas seringas. Assim que estão cheios, o beija-flor recolhe a língua, que agora passa por um bico mais aberto. Pronto: o néctar está na boca. Agora o beija-flor fecha o bico e empurra a língua para fora. Ao passar pelo bico quase fechado, a língua é espremida e deixa o néctar na boca do beija-flor. E tudo se repete.

REINACH, Fernando. Folha de lótus, escorregador de mosquito e outras 96 crônicas sobre o comportamento dos seres vivos.

S‹o Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 159-161.

a) Encontre no primeiro parágrafo um exemplo de catáfora e explique como ela se realiza.

b) Releia o 3º parágrafo e responda que fato ou termo é retomado em anáfora:

• pelo pronome demonstrativo isso;

• pelo elemento nela;

• pelo pronome pessoal oblíquo a em “e a penduraram no habitat natural”.

c) No quarto e no quinto parágrafo, uma mesma palavra contribui para a coesão do texto. Que palavra é essa e qual seu papel nas duas vezes em que ela aparece?

d) No último parágrafo, um dos mecanismos responsáveis pela progressão do texto é a repetição do pronome “que”. Explique como isso ocorre.

1 Resposta

Ver resposta
Santosmanuele

Oi.

17. Um artigo indefinido, pois essa é só mais uma entre tantas provas do fim dos tempos. Não é a única prova.
>> A frase ficaria "a semiextinção dos camaleões é [uma] prova irrefutável do fim dos tempos."

18. Seria o Deus dos camaleões.
O artigo usado foi o definido porque só há um Grande Camaleão.

19.

Essa última questão vou jogar pra você, tá?
Vou ajudar a entender um pouco o contexto.

Os camaleões expulsam o colega daltônico da floresta porque ele está prejudicando o disfarce deles. Mas quando o camaleão daltônico aparece muito famoso na mídia, eles começam a imitá-lo.
Só que isso acaba sendo o fim deles, pois se tornam presas fáceis.
Dos camaleões sobreviventes alguns culpam o camaleão daltônico, outros culpam a mídia (por induzi-los a imitar o daltônico) e outros culpam o fim dos tempos. Mas ninguém reconhece a responsabilidade dos próprios camaleões imitadores. Será que não foram eles mesmos os responsáveis pela sua desgraça?

Pense nisso e responda! ;)

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação