Um quarto de rapaz Um quarto de rapaz Abro as venezianas na al...

Um quarto de rapaz Um quarto de rapaz Abro as venezianas na alegria de sol desta manhã e só não ponho a mão na cabeça porque, afinal das contas, o correr dos anos nos dá uma certa filosofia. Essa rapaziada parece que é mesmo toda assim.
[...]
Ó mocidade inquieta, só mesmo o que está em ordem dentro deste quarto são os montes de discos. E estes livros, meu Deus? Como é que gente gosta de ler pode deixar os próprios livros numa bagunça dessas? Coitado do Pablo Neruda, olha onde foi parar! E o Dom Quixote de la Mancha, Virgem Santíssima! [...]
E pensar que esse menino um dia casa e vai levar essas noções de arrumação para a infeliz da esposa, e que juízo, que juízo vai fazer essa moça de mim, meu Deus do céu! Há bem uns quinze anos que este problema me atormenta, tenho trocado confidências com as amigas e há várias opiniões a respeito. Umas acham que um dia dá um estalo de Padre Vieira na cabeça desses moleques e passam a pendurar roupa, tirar pó de livro, desamarrar o sapato antes de tirar do pé.
[...]
Guardo os chinelos, que ficam sempre emborcados. Já lhe disse que isso é atraso de vida. E ele morre de rir. E ponho as cobertas em cima da cama. E abro as janelas [...]. Mas não faço mais nada, porque abri um caderno, de letra muito ruim, até a metade com os seus versos.
(Boa companhia – Crônicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.p.71.)
Padre Vieira: Foi um dos maiores oradores sacros europeus de todos os tempos. Em seus sermões, ocupava-se de assuntos morais, filosóficos, sociais e políticos. A expressão “Estalo de Padre Vieira” foi de uso popular durante séculos, sobretudo no nordeste brasileiro, para designar uma súbita e miraculosa compreensão de algo que, até aquele momento, fora nebuloso para alguém.
1. A ideia PRINCIPAL do texto:
A) o desespero da mãe de desorganização do filho.
B) a descoberta, pela mãe, de que o filho embora desorganizado escreve poesia.
C) a contestação, pela mãe, de que os adolescentes são desorganizados por natureza. D) a Esperança da mãe de que o filho se torne ordeiro.
2. A frase “estalo de Padre Vieira” no texto tem o significado de: A) mudança repentina e positiva de atitude de uma pessoa.
B) orientação religiosa que interfere no comportamento do jovem. C) ensinamento passado a adolescentes para orientá-los.
D) transformação pela qual passa o cérebro no final da adolescência.

1 Resposta

Ver resposta
adrianocaritascrateu

não sei mas valeu pelo pontos

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação