TEXTO: Chapeuzinho Vermelho era a mais solteira das amigas de...

TEXTO: Chapeuzinho Vermelho era a mais solteira das amigas de Dona Branca e uma das poucas que não era princesa. A história dela tinha terminado dizendo que ela ia viver feliz para sempre ao lado da Vovozinha, mas não falava em nenhum príncipe encantado. Por isso, Chapeuzinho ficou solteirona e encalhada ao lado de uma velha cada vez mais caduca.
Com a cestinha pendurada no braço e com o capuz vermelho na cabeça, Dona Chapeuzinho entrou com o lacaio atrás. Dona Branca correu para abraçar a amiga.
– Querida! Há quanto tempo! Como vai a Vovozinha?
– Branca!
As duas deram-se três beijinhos, um numa face e dois na outra, porque o terceiro era para ver se a Chapeuzinho desencalhava.
– Minha amiga Branca! Por que você tem esses olhos tão grandes?
– Ora, deixa de besteira, Chapéu!
– Ahn... quer dizer... desculpe, Branca. É que eu sempre me distraio... – atrapalhou-se toda a Chapeuzinho. – Sabe? É que eu estou sempre pensando na minha história. Ela é tão linda, com o Lobo Mau, tão terrível, e o Caçador, tão valente...
– Até que a sua história é passável, Chapéu – comentou Dona Branca, meio despeitada. – Mas linda mesmo é a minha, que tem espelho mágico, maçã envenenada, bruxa malvada, anõezinhos e até caçador generoso.
– Questão de gosto, querida...
Dona Chapeuzinho sentou-se confortavelmente, colocou a cestinha ao lado (ela não largava aquela bendita cestinha!), tirou um sanduíche de mortadela e pôs-se a comer (aliás, Dona Chapeuzinho tinha engordado muito desde aquela aventura com o Lobo Mau). – Aceita um brioche? – ofereceu a comilona de boca cheia.
– Não, obrigada.
– Quer uma maçã?
– Não! Eu detesto maçã. [...]
Dona Branca jogou para trás os cabelos cor de ébano e tomou uma decisão: – Vou convocar uma reunião de todas nós!
– Boa ideia! Chame os príncipes também!
– Os príncipes não adianta chamar. Estão todos gordos e passam a vida caçando. Além disso, príncipe de história de fada não serve para nada. A gente tem de se virar sozinha a história inteira, passar por mil perigos, enquanto eles só aparecem no final para o casamento. Chapeuzinho concordou:
– É... Os únicos decididos são os caçadores. Eu devia ter casado com o caçador que matou o Lobo...
Dona Branca tocou a campainha de ouro. Imediatamente, Caio, o lacaio, estava à sua frente. – Às ordens, princesa!
– Caio, monte o nosso melhor cavalo. Corra, voe e chame todas as minhas cunhadas de todos os reinos encantados para uma reunião aqui no castelo. Depressa!

PERGUNTA:
5. Além de depreciar a personagem do conto original, “Chapeuzinho Vermelho”, o narrador, pelas falas da personagem Branca, ridiculariza outras personagens comuns aos contos de fadas. identifique essas personagens e enumere suas características negativas, de acordo com Branca.

FRASE MARCANTE DA PERSONAGEM CHAPEUZINHO
História original: Pergunta de Chapeuzinho para a avó (na verdade, o lobo disfarçado): “– Por que esses olhos tão grandes?”
Nova história: Pergunta de Dona Chapeuzinho para Dona Branca: “– Minha amiga Branca! Por que você tem esses olhos tão grandes?”.
HUMOR NO TEXTO
História original: Não apresenta humor
Nova história:
CARACTERÍSTICAS DE CHAPEUZINHO
História original: Uma menina comum que leva um lanche para a avó doente.
Nova história:
DESFECHO DA HISTORIA
História original: Todos vivem felizes para sempre.
Nova história:

0 Respostas

Melissa Malafaia está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação