Texto 1 O Curso de Linguística Geral (CLG) foi lançado em 1916...

Texto 1 O Curso de Linguística Geral (CLG) foi lançado em 1916 e apresenta o nome de Ferdinand de Saussure como o autor da obra. Fato que gera polêmicas entre pesquisadores, por conta da sua morte, em 1913, ou seja, três anos antes do seu lançamento. A dúvida é: “como alguém que já morreu pode lançar livro”?.

Texto 2
Apesar da autoria do CLG ter sido dedicada a Ferdinand de Saussure, a sua elaboração ocorreu pelos participantes dos seus cursos, ocorrido entre 1907 e 1911, Charles Bally e Albert Sechehaye. Sobre essa questão a linguista Normand (2009, p. 19) afirma que: "[...] as questões e controvérsias levantadas desde o aparecimento do Curso foram retomadas e tornadas mais complexas ao longo de sua publicação [...]. Assim, a preocupação em compreender uma teoria e avaliar seu lugar na história da linguística foi, muitas vezes, recoberta pela obsessão de autenticidade, a busca do “verdadeiro” pensamento de Saussure".

Referências:
NORMAND, Claudine. Convite à linguística. Tradução de Cristina de Campos Velho Birck et al. São Paulo: Contexto, 2009.

Sobre o lançamento do CLG, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O fato de Saussure ter morrido antes do lançamento do CLG não significa que a obra deve ser menosprezada academicamente, pois nela contém a base da teoria da língua pensada pelo mestre genebrino e sua importância na história da linguística não pode ser esquecida.

PORQUE

II. O esforço dos alunos Charles Bally e Albert Sechehaye que participaram dos cursos ofertados por Saussure, entre 1915 e 1916, em formatar as anotações da teoria da língua que estava sendo lançada é um mérito acadêmico que mudou a prática dos estudos linguísticos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

0 Respostas

Rafaela está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação