Segundo câmara jr (1966), existem diferenças inegáveis entre l...

Segundo câmara jr (1966), existem diferenças inegáveis entre língua oral versus escrita; popular versus literária. no que se refere à língua oral (fala) versus a língua literária (escrita), assinale a alternativa correta: alternativas: a) a língua escrita é a transcrição fiel da língua oral. b) a língua oral e a língua escrita são exatamente iguais. c) a língua oral não tem nada a ver com a língua escrita. d) na língua oral não há tanta preocupação com a norma. e) a norma é mais preocupante na língua oral do que na escrita. 2) no início do processo de colonização brasileira, tinha-se a falsa ideia que havia homogeneidade linguística no brasil. com relação as duas formas do português existentes: i) de um lado havia os índios e africanos, considerados modelos de fala e escrita; de outro, o português de portugal, cuja língua era marginalizada. ii) de um lado havia os africanos, que representavam a língua "purista", de prestígio; de outro, os índios, que eram marginalizados. iii) de um lado havia os mestres de língua portuguesa, representantes da língua marginalizada; de outro, os índios, representante da língua de prestígio. iv) de um lado havia o português "não nacional", considerado um modelo de fala e escrita; de outro, o português dos índios e africanos. é correto o que se afirma em: alternativas: a) apenas i e iii. b) apenas i e ii c) apenas iv. d) apenas ii. e) apenas iii e iv.

1 Resposta

Ver resposta
rafastos964

Vamos lá!

questão 1)  gabarito é alternativa d:  

na língua oral não há tanta preocupação com a norma. 
a escrita é a modalidade que requer mais respeito às normas para que a mensagem possa ser compreendida por qualquer falante de português no brasil. 

as outras alternativas estão erradas porque:   a língua escrita não é a transcrição fiel da língua oral; a língua oral e a língua escrita não são exatamente iguais; a língua oral tem relação com a língua escrita e  a norma é mais preocupante na língua escrita.


questão 1)  gabarito é alternativa  c:  

i) de um lado havia os índios e africanos, considerados modelos de fala e escrita; de outro, o português de portugal, cuja língua era marginalizada.
falso. a língua marginalizada sempre foi a da população indígena devido à visão eurocêntrica dos colonizadores.

  ii) de um lado havia os africanos, que representavam a língua "purista", de prestígio; de outro, os índios, que eram marginalizados.
falso. a língua purista era o português do colonizador, sendo os dialetos africanos também marginalizados.

iii) de um lado havia os mestres de língua portuguesa, representantes da língua marginalizada; de outro, os índios, representante da língua de prestígio.
falso. os mestres de língua portuguesa é que representavam a língua de prestígio, e os índios a marginalizada.

iv) de um lado havia o português "não nacional", considerado um modelo de fala e escrita; de outro, o português dos índios e africanos.
verdadeira​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação