Quem seriam os possíveis leitores dessa notícia eles ficam lou...

Quem seriam os possíveis leitores dessa notícia eles ficam loucos para ir na aldeia​

1 Resposta

Ver resposta
Gustastrada

1. Sim, eu já presenciei alguém fazendo uma solicitação de algo. No caso, a minha mãe solicitou (pediu) para mim que eu lavasse a louça enquanto ela estivesse com braço quebrado, pois ela não podia molhar o gesso e ficava bem difícil lavar com uma mão só. Esses foram os argumentos que ela usou para me convencer a tomar providências e eu ajudei todos os dias, para ela não ter dor e melhorar logo.

2. Na carta de solicitação lida, o destinatário (a quem a carta será enviada) chama-se Márcia Lopes e o remetente (quem está mandando a carta) são os alunos do 7° ano.

3. Na carta, foi solicitada a aquisição de sete caixinhas como as da  biblioteca, para acomodar os livros na sala de aula.

Para isso, os argumentos utilizados foram:

nas prateleiras os livros não param em pé, o que dificulta a localização dos mesmos.ao caírem da prateleira, os livros sofrem estragos, como amassos e rasgos.

4. O assunto dessa carta é: b) uma solicitação para aquisição de sete caixinhas.

5. No quadro abaixo, relacione as partes da estrutura da carta do leitor lida acima.

Local e data: Goiânia, 25 de abril de 2019.

Vocativo e destinatário: Cara Márcia Lopes,

Corpo do texto: Sabemos que você é a pessoa responsável pela compra de material pedagógico da escola e,  por isso, escrevemos esta carta, pois estamos precisando da sua ajuda.

Como você sabe, as classes têm uma pequena biblioteca nas salas de aula. Os livros, em geral,  ficam nas “casinhas” desocupadas pelas pastas ou nas prateleiras que ficam na parte alta do  armário.

Nós não estamos usando as “casinhas” porque temos apenas duas vagas, o que não permite  acomodar todos os livros nem possibilita uma boa classificação deles.

Os livros, portanto, estão nas prateleiras. Nesse lugar, a organização não se mantém porque  eles não param em pé, o que torna muito difícil a localização do volume que procuramos.

Outro problema devido ao fato de caírem na prateleira é a quantidade de estragos que nossos  livros estão sofrendo: amassos e rasgos.

Para solucionarmos esses problemas, solicitamos a aquisição de sete caixinhas como as da  biblioteca, esses problemas estariam resolvidos e nós iríamos aproveitar melhor nossa pequena  biblioteca.

Expressão de despedida: Desde já agradecemos sua atenção,

Assinatura: Alunos do 7a

6. Ao assinalar V para verdadeiro e F para falso, temos que:

a) (V) É verdadeiro, pois a pessoa que recebe a reclamação deve saber onde e quando o problema está ocorrendo, através da indicação do local e data.

b) (V) É verdadeiro, pois na carta de reclamação o remetente irá pedir providência sobre algum problema.

c) (F) É falsa, pois NÃO devemos usar a língua coloquial para escrever carta de reclamação, mas sim a língua formal.

d) (F) É falsa, pois PRECISA de despedida e de assinatura na carta de reclamação.

e) (V) É verdadeiro, pois se não houver o cuidado de escrever a carta de reclamação para a pessoa certa, o problema não será resolvido.

f) (F) É falsa, pois a carta de solicitação NÃO tem como objetivo estabelecer uma comunicação entre pessoas íntimas.

7. Para fundamentar uma solicitação para a resolução de um problema é necessário apresentar argumentos para convencer o destinatário a tomar providências.

8. A alternativa que apresenta uma despedida INADEQUADA a uma carta de solicitação é a c) Beijos.

9. a) A variedade linguística que predomina no texto é a formal, pois os alunos fazem uma solicitação a uma autoridade escolar.

b) Sim, a linguagem formal é comum nas cartas argumentativas, pois não se trata de uma conversa entre amigos, mas uma situação formal que exige o uso da norma culta da língua.

10. Uma carta de solicitação tem a finalidade de pedir algo a alguém.

Espero ter ajudado!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação