Quanto valeria em pontos no ENEM essa redação? Tema: Déficit h...

Quanto valeria em pontos no ENEM essa redação? Tema: Déficit habitacional no contexto brasileiro

Título: Sobre o déficit habitacional e o ato político

Segundo o antropólogo contemporâneo Claude Lévi-Strauss, os fenômenos da vida humana não são inteligíveis, exceto através de suas interrelações. Em ressonância a isso, hoje, muitos brasileiros encontram-se em condições de risco devido a vivência em sub-moradias, o que denota a necessidade da modificação através dos fatores condicionantes. Nesse contexto, a falta de interesse político e do uso indevido do voto nas eleições são os fatores mais relevantes. Diante disso, a organização dos cidadãos deve ser elementar para modificar essa dinâmica.
A priori, desde o Período Clássico na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles já dizia que o homem é por natureza um animal político. Nesse sentido, as condições precárias em que uma parte significativa da população brasileira encontra-se é consequência da negligência das suas respectivas reinvindicações. Infelizmente, a vivência em lares com estrutura instável, sem saneamento básico e outras necessidades básicas em casa configura-se como o fenômeno do déficit habitacional. Nesse cenário, há o comprometimento de diversas famílias que lutam pela constituição de uma vida digna. Contudo, o trabalho do cotidiano não é o suficiente para estabelecer uma condição mínima de vida. Para isso, é necessário fazer valer seus direitos na pólis, usando a política como ferramenta.
Em segundo plano, referente às obras do florentino renascentista Nicolau Maquiavel, extraiu-se o termo maquiavelismo, o qual os fins justificam os meios. Ao nosso desgosto, percebe-se esse conceito na prática frequentemente nas eleições para cargos públicos, a qual os candidatos prometem um futuro lindo sem lastro na realidade. Devido a isso, o déficit habitacional é um dos problemas sociais mais agravados com esse comportamento criminoso. Nesse viés, os cidadãos que se encontram reféns de um sistema injusto são condenados a uma vida de miséria.
Portanto, a organização popular deve ser o objetivo das comunidades em situações de sub-moradias. Não obstante, a reunião dessas pessoas precisa ser nos diferentes bairros atingidos com esse fenômeno. Nesse tocante, é imperativo a ordenação de suas reinvindicações, assim como a escolha de representantes políticos alinhados com os interesses da comunidade e elegê-los. Ademais, tais medidas visam a estruturação do Estado a fim sanar a questão do déficit habitacional de modo democrático e constitucional.

0 Respostas

Paulricar está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação