PRO DIA 11 !!URGENTE!! Carta Aberta á população: contra o arbí...

PRO DIA 11 !!URGENTE!! Carta Aberta á população: contra o arbítrio da CTEEP e a omissão do Poder Público

Na tarde do dia 21 de agosto de 2006, segunda-feira, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Interlagos (CEDECA Interlagos), recebeu um comunicado por parte de uma adolescente que participa das atividades desse centro. Dizia ela que policiais militares haviam noticiado alguns moradores de que iria acontecer uma reintegração de posse por parte da empresa Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), no dia seguinte.

A partir de 5:40 da manhã do dia 22 de agosto, cerca de mil policiais foram mobilizados para o ato, inclusive o Batalhão de Choque. A reintegração foi promovida a base de muita violência, deixando mais de 400 famílias sem amparo nenhum.

A única assistência que a CTEEP ofereceu às famílias foram caminhões de mudança e sacos de lixo para colocar os pertences das mesmas. Mas a população não tinha nem ideia de para onde poderiam levar seus pertences. Não houve acompanhamento por parte da Prefeitura nem do Estado. Diante da realidade de não ter para onde ir, o descaso do Poder Público foi total. A Prefeitura e o Estado insistem em dizer que esse problema não é seu. Então, se não é problema do Poder Público, de quem é? Pensam eles que esses cidadãos não são moradores deste município?

Os sistemas políticos clientelistas e os regimes jurídicos que funcionam apenas para os mais ricos não têm oferecido condições suficientes e adequadas de acesso à terra urbana e à moradia para os pobres, provocando, assim, a ocupação irregular e inadequada.

A combinação dos processos políticos e jurídicos tem feito com que o lugar dos pobres nas cidades seja em prédios abandonados nas regiões centrais, terrenos da altas declividades, sob redes de alta tensão, beira de represas, áreas inadequadas à ocupação humana. E devido à falta de investimentos em políticas públicas habitacionais, os cidadãos são obrigados a se arriscar em áreas como essas.

Esse processo de despejo sem retaguarda nenhuma por parte da CTEEP vem sendo implementado há mais de dois anos: teve início com as famílias da vila da Paz em 2004, chegando agora às comunidades da Chácara Cocaia, Jardim novo Horizonte e adjacências. Assim, prevê a continuidade em outros bairros do distrito do Grajaú e Parelheiros.

As entidades e organizações que assinam a carta vêm a público manifestar seu repúdio e sua indignação contra CTEEP, o Governo do Estado e a Prefeitura do Município de São Paulo, pela forma como está sendo feita a retirada das famílias ao longo das linhas de alta tensão na região da Capela do Socorro, exigimos a implementação de uma politica habitacional coerente e o funcionamento dos serviços de assistência social às crianças e às famílias atingidas.

São Paulo, 05 de setembro de 2006.

•CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTA (CEDECA INTERLARGOS);

•FORUM DE MORADIA E MEIO AMBIENTE DE SÃO PAULO;

•UNIÃO DOS MOVIMENTOS DE MORADIA DE SÃO PAULO;

•ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO JARDIM LALLO;

•CENTRAL DE MOVIMENTO POPULARES DO ESTADO DE SÃO PAULO;

1- Qual a principal reivindicação apresentada na carta aberta?

R.:

2- Qual é a empresa apresentada como sendo responsável pelo processo de reiteração de posse tratado no texto?

R. :

3- Qual foi a assistência oferecida por essa empresa e qual é a opinião do autor da carta sobre essa assistência?

R. :

4- É possível perceber na narrativa que o autor da carta também reclama de outros órgãos públicos. Quais são esses órgãos e qual a é a reclamação.

R. :

5- No desenvolvimento de uma carta aberta, a persuasão é uma das características desse gênero. Identifique no texto ao menos um parágrafo onde possamos perceber esse elemento persuasivo.

R. :

6- O texto não aponta especificamente o motivo da reintegração de posse. Esses processos não são incomuns de acontecerem tanto nas áreas urbanas como em áreas rurais. Em sua opinião, qual o motivo de ocorrem esses processos?

R. :​

1 Resposta

Ver resposta
Tay

1)A principal função da notícia é informar o leitor sobre algo que aconteceu, está acontecendo ou vai acontecer.No estudo, a sua função não muda.

Então a alternativa correta seria a letra b)

Espero ter ajudado e por favor coloca como melhor resposta :)

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação