Pensando nos conceitos de Romantismo já estudados por você, le...
Pensando nos conceitos de Romantismo já estudados por você, leia o fragmento da canção contemporânea “Romance Ideal”, dos Paralamas do Sucesso (final do século XX). Romance Ideal
Os Paralamas do Sucesso
Ela é só uma menina
E eu pagando pelos erros
que eu nem sei se cometi
Ela é só uma menina
E eu deixando que ela faça
o que bem quiser de mim
Se eu queria enlouquecer
essa é a minha chance
É tudo que eu quis
Se eu queria enlouquecer
Esse é o romance ideal
Não pedi que ela ficasse
Ela sabe que na volta
Ainda vou estar aqui
Ela é só uma menina
E eu pagando pelos erros
Que eu nem sei se cometi
Se eu queria enlouquecer
essa é a minha chance
É tudo que eu quis
Se eu queria enlouquecer
Esse é o romance ideal
Sobre o Romantismo do século XIX, assinale a alternativa que relaciona adequadamente a canção do século XX àquela escola literária.
a)No ultrarromantismo, os poetas viviam perto da loucura, em decorrência do mal do século. A mesma confusão se dá no século XX: “eu nem sei se cometi”.
b)O verso “Não pedi que ela ficasse” mostra, de forma irônica, um jogo do eu lírico, de apego X desapego em relação à mulher amada.
c)O eu lírico da canção se entrega perdidamente à paixão: “Se eu queria enlouquecer / Esse é o romance ideal”, como ocorria no ultrarromantismo.
d)Ao ter clareza de sua situação submissa, o eu lírico do século XX apresenta uma objetividade antagônica à subjetividade do século XIX.
e)“Ela é só uma menina”: a inocência que o eu lírico da canção atribui à menina corresponde à idealização que o ultrarromantismo fazia da mulher.
Os Paralamas do Sucesso
Ela é só uma menina
E eu pagando pelos erros
que eu nem sei se cometi
Ela é só uma menina
E eu deixando que ela faça
o que bem quiser de mim
Se eu queria enlouquecer
essa é a minha chance
É tudo que eu quis
Se eu queria enlouquecer
Esse é o romance ideal
Não pedi que ela ficasse
Ela sabe que na volta
Ainda vou estar aqui
Ela é só uma menina
E eu pagando pelos erros
Que eu nem sei se cometi
Se eu queria enlouquecer
essa é a minha chance
É tudo que eu quis
Se eu queria enlouquecer
Esse é o romance ideal
Sobre o Romantismo do século XIX, assinale a alternativa que relaciona adequadamente a canção do século XX àquela escola literária.
a)No ultrarromantismo, os poetas viviam perto da loucura, em decorrência do mal do século. A mesma confusão se dá no século XX: “eu nem sei se cometi”.
b)O verso “Não pedi que ela ficasse” mostra, de forma irônica, um jogo do eu lírico, de apego X desapego em relação à mulher amada.
c)O eu lírico da canção se entrega perdidamente à paixão: “Se eu queria enlouquecer / Esse é o romance ideal”, como ocorria no ultrarromantismo.
d)Ao ter clareza de sua situação submissa, o eu lírico do século XX apresenta uma objetividade antagônica à subjetividade do século XIX.
e)“Ela é só uma menina”: a inocência que o eu lírico da canção atribui à menina corresponde à idealização que o ultrarromantismo fazia da mulher.
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