Para responder às questões 1 e 2, releia esse texto e retome o...

Para responder às questões 1 e 2, releia esse texto e retome o conteúdo estudado nesta aula:Pedal Tijucas do Sul – Campo Alegre – Joinville – Jaraguá do Sul!

Acordei 5h45 da manhã. Após uma breve refeição à base de iogurte, achocolatado e banana, saí de casa às 6h30 porque o combinado era tomarmos um café na panificadora. Quando cheguei na casa do Marcelo, percebi que só faltava o Diego, pois o Marcos lá estava. [...] Na casa dele, comi um pé de moleque e dei uma carona no quadro da bike, já que o mesmo tinha deixado a sua na casa do Marcão para uma breve revisão. [...] Após calibrar o pneu no posto, pudemos partir às 7h05 da manhã.
O tempo prometia esquentar logo cedo e o sol logo despontou. Antes das 8h, já tínhamos cruzado o Rio Negro, que faz a fronteira da nossa cidade de Tijucas do Sul (PR) com a cidade de Campo Alegre (SC). Trajeto gostoso, sem grandes dificuldades e com muitas sombras. [...]
Chegamos à Panificadora às 11h. Me alimentei com dois sanduíches naturais e um hidrotônico. [...]
O visual do caminho é muito legal. Em Campo Alegre, mais do que em Tijucas, existem muitos pinheiros, árvore típica da nossa região e que no inverno oferece o pinhão, que é a semente da árvore e alimenta apetitosamente pessoas e animais dos mais variados [...]. A Serra do Manso então desponta. Passamos por um trecho que pertence ao município de Joinville. O ponto mais alto da Serra fica a cerca de 1030 metros a. n.m.1. [...] O sol está escaldante. Logo no começo, vem uma descida espetacular e de altíssima velocidade: alcancei 72 km/h!! Meu record pessoal. Logo encontramos o Rio do Manso, que serve para um bom domingo de banho e churrasco. Havia vários banhistas no local. Nosso amigo Marcos completou 20.000 km de pedalada, fato muito importante, que merece muita comemoração. [...]
Chegamos em Jaraguá às 12h50. Eu imaginava que chegaríamos bem mais tarde.
Fomos muito bem nesta pedalada. 80 km em 3h55. [...] Abração!

1) Releia o trecho: “Antes das 8h, já tínhamos cruzado o Rio Negro, que faz a fronteira da nossa cidade de Tijucas do Sul (PR) com a cidade de Campo Alegre (SC). Trajeto gostoso, sem grandes dificuldades e com muitas sombras. [...].” Nesse caso, por que foi utilizada a vírgula? *

1 ponto

A) Por se tratar de uma explicação.

B) Por se tratar de uma restrição.

C) Por se tratar de uma oposição.

D) Por se tratar de uma alternância.

2) Identifique dentre as alternativas abaixo uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: *

1 ponto

A) Já tínhamos cruzado o Rio Negro, que faz a fronteira da nossa cidade de Tijucas do Sul (PR) com a cidade de Campo Alegre (SC).

B) Nosso amigo Marcos completou 20.000 km de pedalada, fato muito importante, que merece muita comemoração. [...]

C) Logo encontramos o Rio do Manso, que serve para um bom domingo de banho e churrasco.

D) A Serra do Manso então desponta. Passamos por um trecho que pertence ao município de Joinville.

1 Resposta

Ver resposta
Ivansouza

→ A alternativa correta é a letra A. Pois no fragmento há uma Oração Subordinada Adjetiva Explicativa, explicando melhor ou esclarecendo o termo ao qual se referem.

→ A alternativa correta é a letra D. Pois uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva se caracteriza por restringirem o significado de seu antecedente e não são separadas por vírgulas.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação