Odespertar do cortiço daí a pouco, em volta das bicas era um z...

Odespertar do cortiço daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente, uma aglomeração tumul tuosa de machos e fêmeas. uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. o chão inundava-se. as mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; viase-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. as portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante, um entrar e sair sem tréguas. não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo no capinzal dos fundos, por trás da estalagem ou no recanto das hortas.
com base no fragmento lido, indique a alternativa que não está de acordo com a estética naturalista:
a) do ponto de vista narrativo, o narrador do texto traçou um painel informativo do ambiente físico e social com o objetivo de compor/ decompor para o leitor detalhes do cenário em ocorrem os fatos. b) os seres humanos são descritos no texto numa perspectiva biológica, em que se considera o seu lado instintivo e animalesco, reforçado pelo gosto em retratar os agrupamentos coletivos. c) a linguagem utilizada pelo narrador caracteriza-se pela adoção de uma postura científica diante da realidade. d) o texto ressalta um comportamento comum entre os personagens naturalistas: colocar as razões do coração acima das normas e convenções sociais, eles deixam-se levar pelas emoções e pelo amor ao próximo.

1 Resposta

Ver resposta
D) O texto ressalta um comportamento comum entre os personagens naturalistas: colocas as razões do coração acima das normas e convenções sociais, eles deixam-se levar pelas emoções e pelo amor ao próximo.

Explicando: Em O cortiço, os moradores são descrito de formas animalescas, com a ação baseada em instintos naturais, tanto sexual, quanto de sobrevivência. Então essa alternativa está incorreta, pois eles não se deixavam levar pelas emoções e pelo amor ao próximo, e sim pelo instinto animal.​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação