O ENFERMEIRO – Machado de Assis 1)A questão fundamental do con...

O ENFERMEIRO – Machado de Assis 1)A questão fundamental do conto se dá no âmbito da consciência do narrador-personagem Procópio, que acaba por modificar um fato real: o crime que cometeu. A partir dessa afirmação, responda: a)com que objetivos Procópio distorce a realidade? b)como a opinião alheia interfere no processo vivido por Procópio?

1 Resposta

Ver resposta
Paulricar

1 - A consciência é a capacidade que os seres humanos possuem de saber quem eles são, saber o que é visto como admirável ou detestável (consciência moral) e de saber que é um animal que vive em coletividade, de modo que é necessário agir de acordo com o bem comum (consciência política).


2 - A recursividade da consciência é a capacidade que o ser humano tem de virar-se sobre si mesmo, capacidade de reflexão, de modo que o homem é o animal que não só sabe, mas que sabe que sabe.


3 - A noção de identidade se forma pela diferenciação entre eu e outro, de modo que ela nasce de um embate entre aquilo que o sujeito considera ser próprio dele e diferente dele.


4 - A consciência é uma experiência privada pois cada um a experimenta sozinho, "dentro da própria cabeça", de modo que não é pela coerção ou manifestação interna que o sujeito experimenta a consciência. Ela pode tornar-se pública por meio do discurso, de modo que o funcionamento interno da consciência pode surgir na esfera pública e basear debates ideológicos entre consciências conflitantes.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação