Nesse trecho de sua Carta, Pero Vaz de Caminha revela o olhar...

Nesse trecho de sua Carta, Pero Vaz de Caminha revela o olhar do europeu na avaliação que faz dos índios. [...] Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocavam por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. Comiam conosco de tudo que lhes oferecíamos. Alguns deles bebiam vinho; Outros não o podiam suportar. Mas me parecer que, se os acostumarem, o hão de beber de boa vontade. Andavam todos tão bem dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam. [...] E estavam já mais mansos e seguros entre nós do que estávamos entre eles. [...] Quando saímos do barquinho, disse-nos o Capitão que seria bem que fôssemos diretamente à cruz que estava encostada a uma árvore, junto ao rio, a fim de ser colocada amanhã, sexta-feira, e que nos puséssemos todos de joelhos e a beijássemos para que eles vissem o respeito que lhe tínhamos. E assim fizemos. E a esses dez ou doze que lá estavam, acenaram-lhes que fizessem o mesmo; e logo foram todos beijá-la. Parece-me quente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença alguma, segundo as aparências. E, portanto, se os degredados que aqui hão de ficar aprenderem bem a sua fala e os entenderem, não duvido que eles, segundo a santa intenção de Vossa Alteza, se farão cristãos e hão de crer na nossa santa fé, à qual agrada a Nosso Senhor que os traga, porque certamente esta gente é boa e de bela simplicidade. E imprimir-se-á facilmente neles todo e qualquer caráter que lhes quiserem dar, uma vez que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a homens bons. E o fato de Ele nos haver até aqui trazido, creio que não o foi sem causa. E portanto Vossa Alteza, que tanto deseja acrescentar à santa fé católica, deve cuidar da salvação deles. E aprazerá a Deus que com pouco trabalho seja assim! [...] Castro, Silvio (Intr., atualiz. e notas). A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996. p. 93-94. (Fragmento). 5. Sobre o trecho acima, responda: a) Como os nativos são retratados por Caminha nesse trecho? b) Como os índios são descritos no primeiro parágrafo? c) Segundo o trecho, o que alguns nativos não gostaram experimentar? d) Segundo o texto, por que os portugueses beijaram uma cruz na presença dos índios? e) Qual a intenção dos portugueses sobre os nativos é revelada no terceiro parágrafo deste trecho? 6. Leia o fragmento abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso: “Parece-me quente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença alguma, segundo as aparências.” ( ) Subtende-se que os portugueses acham sua religião superior a qualquer crença dos índios. ( ) Esse trecho exemplifica o choque cultural ocorrido na época das grandes navegações. ( ) Segundo trecho, apenas alguns índios eram inocente e passíveis, outros se rebelaram contra os portugueses. ( ) Para Caminha, a diferença dos idiomas não atrapalhariam em nada a catequização dos índios. ( ) A expressão “segundo as aparências” demostram um tom de dúvida do autor da carta. QUESTÕES OBJETIVAS 6. Assinale a única alternativa FALSA em relação ao Quinhentismo no Brasil: a) A carta de Caminha é considerada pela história brasileira o primeiro documento escrito no país e sobre o país. b) A carta de Caminha é composta por narração, descrição e argumentação. c) Pero Vaz de Caminha foi o único português a enviar notícias sobre do Brasil ao rei de Portugal. d) Padre José de Anchieta escreveu tanto literatura de caráter informativo como de caráter pedagógico. e) Gândavo foi um cronista histórico que escreveu as curiosidades sobre a terra e os costumes indígenas, descrevendo e narrando os hábitos mais chocantes e para o povo português como os rituais antropofágicos dos índios.

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