Na história do Gato de Botas, o bichano convence seu amo a lhe...

Na história do Gato de Botas, o bichano convence seu amo a lhe comprar um calçado e um saco com promessa de ajudá-lo. Mas, na vida real, os gatos precisam mesmo é da ajuda dos bigodes para fazer uma porção de coisas! Quem me contou isso foi a bióloga Débora Boccacino. Os pelos que formam os bigodes dos gatos, acredite, são de um tipo especial e se chamam vibrissas. Mas, se você reparar, verá que pelos assim não estão apenas sobre os lábios desses felinos. Também estão presentes sobre os olhos, no queixo e na ponta das orelhas dos bichanos. Observe só!
Na raiz de cada vibrissa, existem células sensoriais que enviam informações do ambiente para o cérebro. E é por isso que esses pelos são tão úteis aos felinos. Essas células são bastante sensíveis e ajudam os gatos a se orientar, pois captam mínimas vibrações do ar. É por isso que mesmo com os olhos fechados os bichanos sentem a nossa presença!
Que imagem está presente no texto? Que relação há entre ela e o texto lido?


Na história do Gato de Botas, o bichano convence seu amo a lhe comprar um calçado e um saco com pro

1 Resposta

Ver resposta
Alice

A imagem que está no texto é a imagem de um gato, e o texto fala justamente sobre as vibrissas, um dos órgãos sensitivos dos gatos, e essa é a relação entre o texto a imagem.

As vibrissas dos gatos são órgãos sensitivos, sentem a velocidade do vento, a força do vento, temperatura, movimento de outros animais e são órgãos táteis, permitindo que os gatos percebam melhor o ambiente.

Também serve para medir o espaço em um ambiente, já que gatos são extremamente flexíveis.

Espero ter ajudado!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação