ME AJUDEM NESTA REDAÇÃO PFV N PRESCISA SER TUDO MAS SÓ UM POUC...

ME AJUDEM NESTA REDAÇÃO PFV N PRESCISA SER TUDO MAS SÓ UM POUCO P Moda entre jovens, aparelhos falsos trazem riscos à saúde CLÁUDIA COLLUCCI DE SÃO PAULO Aparelhos dentários falsos viraram uma moda perigosa entre os adolescentes. Com elásticos coloridos e trançados, são chamados de "diferenciados" e vendidos por camelôs nas ruas do centro de São Paulo e também por meio das redes sociais. Os dentistas alertam que o conjunto de peças coladas e unidas por um elástico ou fio provoca uma movimentação nos dentes. Isso pode causar, entre outras coisas, retração na gengiva e perda óssea e dos próprios dentes. Nos últimos meses, o Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) iniciou uma cruzada para coibir o comércio ilegal, com várias blitze e apreensões de material falso e também vendido em lojas autorizadas. Ontem, houve uma reunião com empresas do setor para que elas restrinjam a venda de produtos ortodônticos a profissionais. Um projeto de lei estadual também foi protocolado nesse sentido. "Hoje se encontra de tudo na rua, material verdadeiro e falso. Estão usando até cerda colorida de vassoura", afirma o presidente do Crosp, Claudio Yukio Miyake. Em geral, quem instala os aparelhos são jovens sem nenhuma formação odontológica, que se autopromovem pelas redes sociais. Cobram em média R$ 120 para colocar e R$ 50 pela manutenção. [...] Na condição de anonimato, a Folha conversou com um jovem que teve o aparelho colocado por colegas “dentistas”. “As minas gostam. Todo mundo agora está usando aparelho colorido. Minha mãe ficou louca, quer que eu tire, mas nem a pau [sic]”, disse J. C., 16, que, mesmo sem precisar, mantém o aparelho com fios azuis. Ele afirma que não se preocupa com a possibilidade de prejudicar os dentes. “Não fica muito apertado, não.” Mas os dentistas enumeram vários problemas que essa moda pode trazer. “Há uma força no local que provoca uma movimentação dos dentes. Leva para posições erradas, causa perda óssea, reabsorção da raiz e até a parda do dente”, diz Miyake. Boa Prova! Professora: Ana Lúcia ferreira. A ortodontista Nerli Juliano diz que a colocação errada das peças metálicas pode romper o nervo e fazer com que o dente saia do osso. Ela conta que, por conta da moda, tem atendido adolescentes que relutam em tirar o aparelho verdadeiro da boca mesmo após o tratamento. “Uma menina não queria tirar alegando que o namorado gosta de meninas de aparelhos. É inacreditável.” O periodontista Helio Sampaio Filho diz ainda que o uso de cola extraforte pode ter efeito tóxico para mucosa da boca, levando a lesões. Ele lembra que, sem orientação profissional, a higienização da boca pode ser negligenciada, o que provoca gengivites. “Ninguém sabe a origem desses materiais. Os jovens não têm ideia do perigo que mora em suas bocas.”
8ª Questão: Redação Escreva uma carta ao jornal, dirigida ao editor responsável por ele ou pela seção em que a matéria foi publicada, e expresse-se a respeito do que leu. Manifeste-se em relação ao assunto, comentando-o, relatando experiências próprias, etc. E também em relação ao enfoque dado ao assunto, elogiando-o ou criticando-o.

1 Resposta

Ver resposta
Pedro Vieira

1) "Ontem, houve uma reunião com empresas do setor para que elas restrinjam a venda de produtos..."
ontem: advérbio
para: preposição
de: preposição

2) A) "Os dentistas alerta que o conjunto de peças coladas e unidas por um elástico ou por um fio provoca uma movimentação nos dentes. 
    "e" estabelece relação de adição
    "ou" estabelece relação de alternância (escolha)

    B) "Mas os dentistas numerarão vários problemas que essa moda pode trazer".
    "mas" estabelece relação de adversidade (contraste, oposição)

3) "Com elásticos coloridos e trançado, são chamados de diferenciado e vendidos por Camelôs nas ruas do centro de São Paulo também e por meio das redes sociais."
com: preposição
de: preposição
diferenciado: adjetivo
também: advérbio
redes: substantivo
sociais: adjetivo ​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação