Ler uma placa, atravessar a rua ou localizar sozinho o banhei...

Ler uma placa, atravessar a rua ou localizar sozinho o banheiro são tarefas que cegos voltaram a fazer ao usar o primeiro olho biônico aprovado nos Estados Unidos. Criado pela equipe do oftalmologista Mark Humayun, professor da Universidade do Sul da Califórnia, o Argus II é um salto no campo das pesquisas sobre a visão. A prótese é destinada a pacientes adultos com retinite pigmentosa, um tipo de cegueira degenerativa que atinge uma em cada 10 mil pessoas no mundo. Para funcionar, o equipamento necessita de que pelo menos parte da retina – a camada de células do olho que converte luz em impulsos nervosos para o cérebro – esteja intacta. No caso do glaucoma, por exemplo, doença em que toda a retina é destruída, a prótese não funciona. Composto por óculos escuros e uma microcâmera ligada a um processador de vídeo, o dispositivo capta imagens e as transmite para uma camada de eletrodos implantados sobre a retina. Impulsos elétricos estimulam as células, fazendo o cérebro perceber padrões de luz. “O paciente consegue ir ao banheiro sozinho e ver uma porta. Também consegue ler números e letras grandes numa placa”, diz Maurício Maia, professor de Oftalmologia, Cirurgia de Retina e Vítreo da Universidade Federal de São Paulo, que participou da pesquisa. “Quanto mais chips pudermos colocar na área da retina, mais informação o olho receberá”, explica. As imagens ainda são granuladas e em preto e branco. Mas as futuras versões terão maior nitidez: um modelo mais avançado, com 200 eletrodos, está em desenvolvimento. Também já há equipamentos concorrentes esperando a aprovação do governo dos Estados Unidos.
1. Assinale abaixo a alternativa correta, em relação ao texto 1. *
20 pontos
(A) Criado pela equipe do oftalmologista Mark Humayun, "professor da Universidade do Sul da Califórnia", o Argus II é um salto. A expressão entre aspas explica o termo anterior.
(B) O dispositivo capta imagens e "as" transmite para uma camada de eletrodos implantados sobre a retina. O termo "as" se refere à palavra “imagens”.
(C) "Quanto mais chips pudermos colocar na área da retina, mais informação o olho receberá". As aspas são usadas no texto por se tratar de discurso direto.
(D) “Mas as futuras versões terão maior nitidez: um modelo mais avançado, com 200 eletrodos, está em desenvolvimento. O termo “mas” introduz uma ideia de explicação em relação a oração anterior.
A alternativa "D" é a única alternativa incorreta.​

1 Resposta

Ver resposta
Mayraferreira Alan

A alternativa INCORRETA em relação ao texto é:

(D) “Mas as futuras versões terão maior nitidez: um modelo mais avançado, com 200 eletrodos, está em desenvolvimento. O termo “mas” introduz uma ideia de explicação em relação à oração anterior.

Análise do texto

Na verdade, o termo "mas" estabelece relação de oposição entre as orações. A promessa de que as futuras versões terão imagens mais nítidas se opõe à situação atual, em que as imagens são granuladas e em preto e branco.

As demais opções estão CORRETAS, pois:

  • a) O trecho entre aspas corresponde a um aposto explicativo, termo que explica/esclarece o termo anterior "Mark Humayun", trazendo um acréscimo de informações.
  • b) O pronome oblíquo "as" foi usado para retomar e substituir o substantivo "imagens".
  • c) As aspas sinalizam discurso direto. Trata-se da transcrição fiel da fala do professor Maurício Maia.

Mais sobre discurso direto em:

32651664

#SPJ1

Escola Educação
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação