Leia os três textos a seguir e responda às questões. 1. “A vel...

Leia os três textos a seguir e responda às questões. 1. “A velha insônia tossiu às três da manhã.” Dalton Trevisan
2. “Vende-se: sapatinhos de bebê nunca usados.” Ernest Hemingway
3. “Fui me confessar ao mar. O que ele disse? Nada.” Lygia Fagundes Telles
1. Esses textos são de um gênero literário específico. Assinale a alternativa que indica qual é esse gênero e quais os elementos narrativos que apresentam. *
1 ponto
a) O gênero dos textos é o apólogo, caracterizado por ser narrativa em prosa ou verso, geralmente dialogada, que encerra uma lição moral, e em que figuram seres inanimados, imaginariamente dotados de palavras. Os elementos da narrativa presentes são: narrador; personagens e clímax.
b) O gênero dos textos é o microconto, caracterizado por ter extensão de aproximadamente uma frase ou duas, utilizando o mínimo de caracteres possível. Os elementos da narrativa presentes são: narrador; personagens; clímax e enredo curto.
c) O gênero dos textos é novela, narrativa breve, maior do que um conto e menor do que um romance, e que se caracteriza por apresentar uma espécie de concentração temática em torno de um número restrito de personagens. Os elementos da narrativa presentes são: narrador; personagens e enredo longo.
d) O gênero dos textos é provérbio, frase curta, geralmente de origem popular, frequentemente com ritmo e rima, rica em imagens, que sintetiza um conceito a respeito da realidade ou uma regra social, ou moral, elementos presentes: apenas narrador e personagens.
2. Sobre cada um dos textos lidos pode-se inferir que há uma: *
1 ponto
a) metáfora das personagens, pois a insônia é velha; o sapatinho é novo e o mar é um ser vivo.
b) ironia no enredo, pois se a insônia está tossindo; o bebê não chegou a nascer e o mar não fala.
c) metonímia do tempo, pois a insônia envelheceu; o bebê acabou de nascer e o mar é conselheiro.
d) polissemia na tensão desenvolvida no enredo, pois se a insônia é velha e tosse pode estar doente; o bebê não chegou a nascer e “nada” pode ser no sentido de nadar ou de coisa nenhuma.

1 Resposta

Ver resposta
lelerj

1 - b) narrador; personagens; clímax e enredo curto.

2 - d) polissemia na tensão desenvolvida no enredo, pois se a insônia é velha e tosse pode estar doente; o bebê não chegou a nascer e “nada” pode ser no sentido de nadar ou de coisa nenhuma.

Explicação:

classroom

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação