Leia com atenção este texto (fragmento) e, em seguida, a propo...

Leia com atenção este texto (fragmento) e, em seguida, a proposta de produção. Quando acordei, tive consciência apenas da dor e de que estava respirando. Abri os olhos. Vi um teto de metal. Eu ouvia vozes baixas à minha direita. As costelas, a cabeça e os braços doíam muito. Levantei o corpo para olhar ao meu redor, o que me deu pontadas nos músculos do pescoço.
Vi uma fileira de camas ou beliches de metal que lembravam um alojamento ou um albergue. Do lado oposto do aposento, uma parede com armários de metal, lado a lado, como num vestiário esportivo. Os armários eram esconderijos abertos, espaçosos, e o aposento todo teria uns cem metros quadrados.
No terceiro ou quarto beliche, Burns e Karavia conversavam. Tentei chamá-los,
mas acho que não fiz ruído nenhum. Recostei-me para descansar, e acho que apaguei.
Na vez seguinte em que acordei, Karavia estava ao meu lado.
— O que houve?
— Ainda não sabemos – disse ela.
Ergui o braço direito alguns centímetros. Tudo doía.
— O que eu tenho?
— Lesão nas costelas, eu acho, mas sem fraturas. MacKenna está pior do
que você̂.
— Já́ voltamos?
— Voltamos? – Ela repetiu, parecendo não entender.
— Estamos em terra?
— Acho que não.
Tudo agora estava vindo, uma onda de terror, um medo póstumo pelo que não
acontecera. Eu não morri, pensei. Podia ter morrido e não morri. Lembrei a linha do osciloscópio (instrumento de medida de sinais elétricos) saltando como um cavalo bravo, lembrei o blecaute, as quedas em todas as direções, a dor.
— Que lugar é este?
— Não sabemos – ela disse. — Acho que alguma coisa chocou-se com a Estação, e os sistemas todos colapsaram. Alguém nos trouxe para este lugar.
— Uma nave de socorro?
— Parece uma nave, pelo menos.
Virei a cabeça para o lado oposto. No beliche à minha esquerda alguém dormia,
ressonando.
— Como estão os outros?
– MacKenna está mal, com fraturas. Você̂, Soheil e Kato mais ou menos feridos.
Eu, Burns e Iuri não sofremos quase nada.
– Há quanto tempo estamos aqui?
– Não faço ideia. Acordei há umas seis horas.
Lembrei-me da minha câmera no bolso, era possível saber exatamente o que havia acontecido.

Fractais tropicais: o melhor da ficção cientifica brasileira(adaptado). São Paulo: SESI-SP, 2018. p. 195.

Proposta de produção:
Utilize as informações da história apresentada para dar continuidade à narrativa ficcional acima, mantenha o narrador em 1a pessoa e, por meio dos vídeos armazenados na câmera (utilize sua imaginação para inventar o que poderia estar gravado), recrie a complicação que os levou àquela nave.
Instruções complementares:
Não é necessário criar um desfecho para a história;
a sequência dos fatos deve ser coerente;
mantenha o tom da narrativa adequado às características da personagem narradora;
os fatos narrados devem ser coerentes com os do texto original e com as solicitações da proposta de produção;
Verifique se a pontuação está correta e se contribui para a clareza do texto;
Revise a grafia e a acentuação das palavras.

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