Em 1918, único evento público durante epidemia provocou mais d...

Em 1918, único evento público durante epidemia provocou mais de 4.500 mortes na Filadélfia

Desfile para arrecadar fundos para I Guerra Mundial levou 200 mil pessoas às ruas; 72 horas depois, todos os 31 hospitais da cidade estavam lotados. ‘Gripe espanhola’ matou mais que o dobro de pessoas do que a própria guerra em todo o mundo.
Por G1
21/03/2020 01h00 Atualizado há 2 semanas

A importância de evitar aglomerações durante uma epidemia nunca ficou tão evidente quanto durante o surto de gripe espanhola, em 1918. Naquele ano, um único evento público provocou a morte de mais de 4.500 pessoas, expostas à contaminação durante um desfile pelas ruas da Filadélfia, nos Estados Unidos.
O evento, chamado Fourth Liberty Loan Drive, aconteceu no dia 28 de setembro de 1918, e foi organizado para arrecadar dinheiro para as tropas americanas que combatiam na I Guerra Mundial. Cerca de 200 mil pessoas foram às ruas para assistir desfiles de militares, escoteiros e bandas marciais.
Apenas 72 horas depois, todos os leitos dos 31 hospitais da cidade estavam ocupados. Na semana de 5 de outubro, as mortes já somavam 2.600 e chegaram a mais de 4.500 apenas uma semana depois.
Embora não se saiba a origem exata da doença de 1918, ela foi batizada “gripe espanhola” porque os primeiros relatos sobre uma então misteriosa epidemia surgiram em uma rede de notícias de Madri.
Disseminada em grande parte por soldados que lutavam na I Guerra Mundial, a gripe espanhola atingiu todos os continentes e matou 100 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 675 mil nos Estados Unidos. A Filadélfia foi uma das cidades mais afetadas naquele país.
O total de mortes causadas pela doença foi mais do que o dobro do que o provocado pela guerra em si – estimado em 40 milhões, somando militares e civis.

1. Relacione o texto lido ao momento atual do Brasil e do mundo.
2. Quais os adjetivos podem ser encontrados no título do texto? E que informações importantes eles veiculam?
3. Qual o efeito de sentido das aspas na expressão ‘Gripe espanhola’ encontrada no lead do texto?
4. No trecho “A importância de evitar aglomerações durante uma epidemia nunca ficou tão evidente quanto durante o surto de gripe espanhola, em 1918.”,
a) a expressão destacada revela uma relação de
b) a concordância do verbo “ficou” ocorre com o termo
c) De acordo com o texto, por que “A importância de evitar aglomerações durante uma epidemia nunca ficou tão evidente quanto durante o surto de gripe espanhola, em 1918.”?
5. No trecho, “Embora não se saiba a origem exata da doença de 1918 [...]”, qual o sentido dessa oração a partir do termo destacado? E a que outra oração ela se refere?
6. Que diferença de sentido faz para o texto o uso do termo “Apenas” no início do terceiro parágrafo?
7. Qual a importância dos advérbios destacados no trecho “Na semana de 5 de outubro, as mortes já somavam 2.600 e chegaram a mais de 4.500 apenas uma semana depois.”?
8. No trecho “[...]ela foi batizada “gripe espanhola” porque os primeiros relatos sobre uma então misteriosa epidemia surgiram em uma rede de notícias de Madri.” Explique o uso dos termos destacados.
9. O terceiro, o quarto e o quinto parágrafos do texto trazem a mesma estrutura sintática no início dos parágrafos. Explique que estrutura é essa e como ela contribui para o efeito de sentido do texto?
10. A que gênero pertence o texto lido? Escreva uma carta de leitor, tecendo um pequeno comentário sobre o texto e apresentando sua opinião sobre como o conhecimento da ‘Gripe espanhola’ poderia contribuir para o combate à pandemia do Novo coronavírus.
me ajudemmm por favorr

1 Resposta

Ver resposta
Tira Duvidas

mds como tu sois vadia

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação