Cuide com atenção de sua expressão corporal em qualquer circun...

Cuide com atenção de sua expressão corporal em qualquer circunstância em que se apresente. Quando você se apresentar em público, seja numa pequena reunião da empresa, seja numa importante conferência, a maneira de se expressar com o corpo será sempre fundamental para que obtenha sucesso. Para que possa usar bem a expressão corporal, evite falar o tempo todo com as mãos nos bolsos, com os braços cruzados ou presos nas costas. Observe se durante a apresentação, até sem perceber, não tem o hábito de esfregar nervosamente as mãos, coçar a cabeça ou se não apresenta atitudes que possam desviar a atenção dos ouvintes.

Faça gestos moderados, que acompanhem de maneira harmoniosa o ritmo e a cadência da fala. Ao gesticular, de maneira geral, faça os movimentos acima da linha da cintura e mantenha o gesto até completar a informação, antes de voltar à posição de apoio. Alterne a posição de descanso dos braços deixando-os em determinados momentos na altura da linha da cintura; em outros, posicione um deles naturalmente ao longo do corpo. Essa alternância na posição de apoio tornará eu desempenho mais natural e espontâneo.

(...)

Tome cuidado para não ficar se movimentando de um lado para outro sem objetivos. Você pode e deve se movimentar diante do grupo, mas desde que tenha uma finalidade, como, por exemplo, dar ênfase ao que está dizendo ou conquistar uma parte da plateia que começa a perder a concentração na mensagem.

POLITO, Reinaldo. Superdicas para falar bem: em conversas e apresentações. São Paulo: Saraiva, 2005.

Não só nos comunicamos com linguagem verbal, mas também com não verbal. Nossa postura, gestos e expressões faciais também constroem sentido, evidenciando, inclusive, como estamos nos sentindo no momento da discursividade. Nesse sentido, para aconselhar o leitor sobre a forma de se portar na condição de locutor, o autor faz uso frequente de recursos linguísticos, como

Escolha uma:
a. exemplos que ilustrem ações que chamam a atenção do público.
b. conectores que indiquem condição e finalidade.
c. pronomes anafóricos, a exemplo de "Essa alternância".
d. verbos no modo imperativo e pronomes que façam referência ao interlocutor.

1 Resposta

Ver resposta
Isadoradp

  entre as finalidade que um texto alegórico pode apresentar, sobre um simples texto narrativo, é de que a imagem pode articular uma série de metáforas, não apenas para dar forma a um conceito, mas para constituir um pensamento mais desenvolvido sobre algo. é o que pretende fazer uma "alegoria". a alegoria é, antes de tudo, uma estratégia da literatura. mesmo assim, pela exploração de metáforas, constitui-se num texto de apelo visual, isto é, há nela um pensamento trabalhado de modo "figurado" e é através da "imaginação" das relações entre os elementos figurados que o texto  alegórico ganhará sentido.
 
  espero que tenha !​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação