Canto I “As armas e os barões assinalados Que, da ocidental p...

Canto I“As armas e os barões assinalados Que, da ocidental praia lusitana, Por mares nunca dantes navegados Passaram ainda além da Taprobana, E em perigos e guerras esforçados, Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram; E também as memórias gloriosas Daqueles reis que foram dilatando A Fé, o Império, e as terras viciosas De África e de Ásia andaram devastando, E aqueles que por obras valerosas Se vão da lei da morte libertando: Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte.” CAMÕES, Luís Vaz de. Os lusíadas. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1980.
1. Assinale ( V ) para verdadeiro e (F) para falso sobre Os Lusíadas de Camões.
a) ( ) Os Lusíadas” é uma epopeia do escritor português Luís Vaz de Camões.
b) ( )Tem como assunto a viagem de Vasco da Gama às Índias.
c) ( ) É dividida em dez cantos que são organizados em 1.102 estrofes. d) ( ) Todos os versos são monossílabos heroicos, e com rima ABABABCC.
e) ( ) Narra a viagem de Pedro Álvares Cabral às Índias.
f) ( ) Os Lusíadas fala sobre as grandes navegações, o império português no Oriente, os reis e heróis de Portugal, dentre outros fatos que o tornam um poema histórico.
g) ( ) Todos os versos são decassílabos heroicos com rima ABABABCC.
h) ( ) Quanto à história, o enredo é dividido em quatro partes.
i) ( ) Proposição, Invocação das Tágides , Dedicatória ao Rei D. Sebastião, Narração, Epílogo, são as cinco partes do enredo da epopeia de Camões.

2. Os dez cantos do poema “Os Lusíadas” é distribuído em cinco partes. Faça a identificação de cada uma delas abaixo:
a) É a apresentação do poema.
b) O poeta pede inspiração às Tágides, ninfas do rio Tejo.
c) Dedicatória a D. Sebastião, rei de Portugal.
d) É a longa parte narrativa, em que o poeta desenvolve o tema contando episódios da viagem de Vasco da Gama e a história de Portugal.
e) Parte final do poema, em que Camões mostra-se abatido, angustiado e desiludido com a pátria.
( ) Epílogo ( ) Narração ( ) Dedicatória ( ) Invocação ( ) Proposição

1 Resposta

Ver resposta
Nicolyivina

Vasco da Gama foi o capitão escolhido por D. Manuel I para comandar a expedição que tinha como missão encontrar o caminho marítimo para a Índia. A armada de Vasco da Gama partiu do Restelo no dia 8 de Julho de 1497 e chegou a Calecute, na Índia, no dia 20 de Maio de 1498

Explicação:

Na sua epopeia Os Lusíadas (1572), Camões (1524-1580) narra-nos a história da viagem destes ‘segundos argonautas’ (Canto IX-64). A viagem não é, no entanto, contada por ordem cronológica. A narração d’Os Lusíadas começa com a esquadra de Vasco da Gama já perto de Moçambique: nos primeiros cantos, Camões descreve a viagem da frota desde o Canal de Moçambique até Melinde. A descrição da viagem desde a largada de Lisboa até Melinde é feita no Canto V, contada na primeira pessoa por Vasco da Gama ao Rei de Melinde. A narração continua no Canto VI, com a travessia do Oceano Índico, de Melinde a Calecute.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação