Botafogo etc. Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel a...

Botafogo etc. Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. Losangos tenues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores. No outro lado azul da baia a Serra dos Orgãos serrava. Barcos. [...] Copacabana era um veludo arrepiado na luminosa noite varada pelas frestas da cidade.

2- No texto o autor emprega dois neologismos.
a) transcreva-os.

b) explique o que o narrador quer dizer com essas duas palavras.​

1 Resposta

Ver resposta
Williamsponja

2 - Sobre os dois neologismos empregados pelo autor no texto, temos:

a) Beiramarávamos e bandeiranacionalizavam.

b) Com a palavra beiramarávamos, o autor quis dizer que andava à beira-mar, provavelmente de carro (palavra "auto"). Já com bandeiranacionalizavam, ele diz que a luz do sol, batendo nos montes verdes, lembra a bandeira do Brasil (verde-amarelo).

Interpretando a poesia

Com relação ao neologismo, temos:

  • beiramarávamos = beira-mar + andávamos. O fim do verbo (ávamos) une-se à palavra beira-mar, transformando-a em verbo. Sentido: andar à beira-mar.
  • bandeiranacionalizavam = bandeira + nacionalizavam. Junta-se "bandeira" ao verbo ("nacionalizavam"). Sentido: o amarelo do sol, no verde dos montes, os nacionalizou (lembrou a bandeira do Brasil).

Retirando as metáforas e resumindo-as, temos:

  • Andávamos de carro alugado a beira-mar, olhando a água. O sol batia nos montes verdes, lembrando a bandeira do Brasil. Do outro lado da baía, víamos a Serra dos Órgãos. Copacabana brilhava à noite com as luzes das construções (casas, bares, prédios).

Para saber sobre poesia, acesse: 31500512

#SPJ1

Escola Educação
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação