Atenção ao comentário crítico: Desde os idos de 1830, quando o...
Atenção ao comentário crítico: Desde os idos de 1830, quando o Romantismo ainda era a estética predominante, já se podiam perceber indícios dessas transformações em obras de autores como Sthendal e Balzac, precursores do movimento realista. Em 1855, surge o manifesto Le Réalisme, escrito pelo pintor Courbet. No ano seguinte, dois importantes marcos na consolidação da nova estética acontecem: Gustave Flaubert publica na Revue, de Paris, os folhetins de Madame Bovary, considerado o primeiro romance realista, que sairia em livro em 1857; e, sob a direção de Duranty, é lançado o periódico Le Réalisme, que circulou durante dois anos. Em 1867, Émile Zola edita Thérèse Raquin, dando início ao Naturalismo, propondo um método científico para escrever: coleta de dados, formulação de hipóteses, criação de personagens para comprovar a validade dessas hipóteses. Esses princípios estão expostos em O Romance Experimental. (OLIVEIRA, 2000, p. 169).
I- Contribuem para esse processo de transição do Romantismo para o Realismo as teorias científicas e filosóficas da 2ª metade do século XIX e a compreensão de que as transformações da sociedade exigiam uma nova expressão da literatura.
II- A pintura de G. Courbet apresenta personagens que não eram mais as que povoavam as telas românticas – as famílias burguesas – e nem as cenas da natureza. Agora, os operários, a gente simples e a vida cotidiana é que protagonizam as obras.
III- O Naturalismo é um desdobramento do Realismo. Apoia-se no processo de análise e observação da realidade e num tratamento diferenciado à estilização das personagens: a análise patológica.
É verdade o que se postula em:
(a)todas as sentenças.
(b)I e II.
(c)I e III.
(d)II e III.
(e)em apenas uma delas.
I- Contribuem para esse processo de transição do Romantismo para o Realismo as teorias científicas e filosóficas da 2ª metade do século XIX e a compreensão de que as transformações da sociedade exigiam uma nova expressão da literatura.
II- A pintura de G. Courbet apresenta personagens que não eram mais as que povoavam as telas românticas – as famílias burguesas – e nem as cenas da natureza. Agora, os operários, a gente simples e a vida cotidiana é que protagonizam as obras.
III- O Naturalismo é um desdobramento do Realismo. Apoia-se no processo de análise e observação da realidade e num tratamento diferenciado à estilização das personagens: a análise patológica.
É verdade o que se postula em:
(a)todas as sentenças.
(b)I e II.
(c)I e III.
(d)II e III.
(e)em apenas uma delas.
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a)Bocage era um poeta...
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