Após a leitura de “Trezentas onças”, de Simões Lopes Neto, rea...

Após a leitura de “Trezentas onças”, de Simões Lopes Neto, realiza as seguintes atividades: ⦁ Faz uma lista com até dez palavras e/ou expressões que exemplifiquem o linguajar gauchesco. Prestando atenção ao contexto (à situação) em que foram empregadas, tenta atribuir significado a elas.
⦁ Realiza uma breve pesquisa na Internet, em livros sobre história da literatura e/ou em enciclopédias, sobre a vida e a obra do escritor Simões Lopes Neto. Após, produz uma síntese de tudo o que encontraste, através da escrita de um curto texto, com extensão máxima de dez linhas.
⦁ Agora que já estás mais familiarizado com o conto “Trezentas onças” e com seu autor, expõe, em até dez linhas, o que te foi contado pelo narrador-personagem. Não te esqueças de mencionar a relação entre título e texto: tuas expectativas iniciais se confirmaram?
⦁ Analisa de que maneira o narrador compartilha o episódio das trezentas onças com o leitor. Observa o nível de linguagem empregada (formal ou informal), o modo de apresentação dos fatos (objetivo ou subjetivo; superficial ou detalhado).
⦁ Há alguma tentativa de interação com o leitor? Em caso afirmativo, copia do texto dois exemplos (indicando o(s) parágrafo(s) em que os encontraste) e aponta alguma explicação para o uso de tal recurso.
⦁ Que imaginário de gaúcho fica para o leitor de “Trezentas onças”? Essa impressão se relaciona com o “ser gaúcho” nos anos 2000/2020? Não te esqueças de que estamos próximos às comemorações do 20 de Setembro, aqui no estado do Rio Grande do Sul. Registra tua opinião em um texto que se limite a doze linhas.

0 Respostas

Michaeldouglas está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação