Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a po...

Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. e parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. […] andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam. (castro, s. a carta de pero vaz de caminha. porto alegre: l& pm, 1996 - fragmento). portinari, c. o descobrimento do brasil. 1956. óleo sobre tela, 199 x 169 cm. disponível em: . acesso em: 12 dez. 2015. (foto: reprodução) ao comparar o trecho da carta de pero vaz de caminha com a obra de arte de portinari, o leitor percebe a temática comum aos dois textos, que é a chegada dos portugueses ao brasil. durante o processo de leitura dos textos, é possível perceber que: escolha uma: a. o quadro de portinari retrata indígenas nus com corpos pintados, cujo significado é a negação da arte brasileira e a aceitação de uma linguagem ultrapassada. b. a carta, como documento histórico-político, apresenta o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos. c. o texto i, embora use a linguagem verbal, não cumpre a mesma função social e artística. d. a carta de pero vaz de caminha representa uma das únicas obras artísticas dos portugueses em território brasileiro e a pintura apenas uma representação indígena. e. a pintura e a carta de caminha são manifestações de grupos étnicos diferentes, produzidas em um mesmo momento histórico, retratando a colonização.

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