Analise a letra da música do compositor botucatuense Angelino...

Analise a letra da música do compositor botucatuense Angelino de Oliveira, e assinale as opções corretas quanto a sua interpretação e quanto ao uso de figuras de linguagem. Saudade de Botucatu Letra e Melodia por Angelino de Oliveira Nunca esquecerei de ti, oh minha terra, Berço onde o amor nasceu. És princesa lá da serra, Terra dos carinhos meus. Não mais poderei viver longe de ti. Tu és a minha adoração. Oh! Botucatu, cidade dos meus sonhos, Terra do meu coração. Oh! Botucatu, cidade dos meus sonhos, Terra do meu coração. A A expressão "Princesa da serra" é um exemplo de perífrase. B No trecho a seguir "Não mais poderei viver longe de ti." temos um exemplo de pleonasmo. C O eu-lírico, ou seja, a voz do poema faz uma "declaração de amor" à cidade de Botucatu. D "Não mais poderei viver longe de ti" é um exemplo de hipérbole. E No verso "És princesa lá da serra,..." a figura de linguagem presente é a metáfora. F O eu-lírico, ou seja, a voz no poema faz uma exaltação das belezas e riquezas trazidas para tornar Botucatu bonita como uma princesa. G O nome Botucatu é de origem tupi que significa boas ares (Ybitu-katu). H Angelino de Oliveira foi um famoso compositor botucatuense muito consagrado. Suas músicas falam sempre da vida simples do interior e das belas paisagens do interior. Sua canção mais renomada é Tristeza do Jeca, que já foi gravada por artistas como Tonico e Tinoco, Zezé de Camargo e Luciano entre outras vozes consagradas da música sertaneja.

1 Resposta

Ver resposta
Tay

Foi em Botucatu que Angelino desenvolveu a maior parte da sua atividade musical, sendo o músico local mais cultuado da cidade, embora outros tenham alcançado maior fama como Raul Torres e Antenor Serra, o Serrinha.[3]

Em sua obra destacam-se canções, tangos, valsas, sambas-canções, e até um fox trot. O que mais se aproxima da música sertaneja são suas toadas, como a famosa Tristeza do Jeca. Uma das edições desta música, da década de 1920, traz na capa a indicação de gênero: canção. O ritmo da melodia é diferente do que hoje se canta, bem como o andamento sugerido na partitura: lento. Até uma parte da melodia está em altura diferente do que hoje se canta, modificação provavelmente introduzida pela gravação-versão de Tonico e Tinoco, fato já apontado por Paulo Freire em seu livro sobre o compositor).

Explicação:

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação