A prosa portuguesa, que ensaia literariamente seu aparecimento...

A prosa portuguesa, que ensaia literariamente seu aparecimento em fins do século XIV e princípios do século seguinte, surge representada, nessa primeira época, pelas novelas de cavalaria e pelos tratados doutrinais de caráter religioso; uma, literatura de ficção, importada; outra, literatura apologética e didática; aquela, mais importante do que esta, do ponto de vista estético: mas, ambas, produção anônima. Embora tenhamos notícia da existência de livros de cavalaria escritos em português, hoje perdidos e alguns esperando sair do ineditismo sepulcral das bibliotecas, dessa primeira época literária só podemos mencionar A demanda do Santo Graal, pois o Livro de José de Arimateia permanece inédito na Torre do Tombo; do Merlin, bem como do Tristão, apenas se sabe terem existido na livraria do rei D. Duarte, e a novela do Amadis de Gaula só a conhecemos através da versão espanhola de 1508, feita por Garci Ordóñez de Montalvo, não obstante pareça tratar-se de tradução decalcada sobre um original português.A demanda do Santo Graal, cujo autor revela consistir em uma tradução de um original francês, não exprime com absoluta pureza os ideais da vida cortesã guerreira e sentimental da cavalaria medieval, pois a sua arquitetura e o seu espírito aparecem comprometidos por um simbolismo religioso heterodoxo [...]. O fato de Galaaz – o cavaleiro eleito de Deus – recusar constantemente os combates cavaleirescos, que põem à prova apenas a força pessoal, e o fato de Lancelote – considerado a fina flor da cavalaria universal – não ter sido aceito na câmara do Santo Graal, em virtude de seus amores clandestinos com a rainha Genebra (mulher do rei Arthur), revelam a intenção ascética do autor da novela a condenar a cavalaria pela cavalaria e reprovar pela base a galanteria palaciana.
Tal simbolismo não se revela no Amadis de Gaula [...]. Amadis é o protótipo criado pela cavalaria medieval, o cavaleiro em pleno exercício de suas façanhas, liquidando monstros e malvados, tendo como fulcro de suas aventuras o objeto amado, e amando segundo o ritual e o espírito que vivificou as cortes da Europa feudalizada.
apologética: que encerra justificativa, defesa ou louvor a algo.
ineditismo: não publicado ou impresso; nunca visto pela maioria das pessoas.
heterodoxo: oposto aos ou desviado dos princípios doutrinários.
ascética: prática de devoção e penitência.
fulcro: suporte, apoio, amparo.
O texto transcrito anteriormente afirma que:

_A) é no fim do século XIII e início do século XIV que surgem as novelas de cavalaria e a prosa doutrinária.
_B)só a partir do fim do século XIV e início do seguinte é que se pode falar de prosa literária em Portugal.
_C)os tratados doutrinais de caráter religioso são literatura de ficção, e as novelas de cavalaria, literatura apologética e didática.
_D)os tratados doutrinais de caráter religioso são importados, isto é, não têm origem portuguesa.
_E)a literatura didática é mais importante que a literatura de ficção nesse período.

1 Resposta

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Nicolle

1C, 2A, 3B, 4D, 5C
 foi sem erro, encontrei as respostas na web aula 1 LETRAS- Lietraturas de Língua Portuguesa.​
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