5) (UPF-RS, adaptada) Como você sabe, para cada tipo de relaçã...

5) (UPF-RS, adaptada) Como você sabe, para cada tipo de relação semântica que se pretende estabelecer entre duas orações, existem conectores adequados que asseguram a sua argumentação. Reconhecer as possibilidades de correlacionar os argumentos por meio de conectores que expressam as diferentes articulações sintáticas e semânticas de nossas ideias constitui-se uma característica fundamental de um bom produtor e leitor de textos. Tendo isso em mente, considere estes dois períodos: a) A taxa de novos investimentos caiu consideravelmente, e o índice de desemprego subiu de modo alarmante. b) Não há mais quem acredite no milagre da recuperação imediata do país. Analise a reunião dos períodos A e B num único período composto, prestando especial atenção aos conectores usados, os quais estão em destaque: I- A taxa de novos investimentos caiu consideravelmente, e o índice de desemprego subiu de modo alarmante, apesar disso não há mais quem acredite no milagre da recuperação imediata do país. II- A taxa de novos investimentos caiu consideravelmente, e o índice de desemprego subiu de modo alarmante, não havendo mais, portanto, quem acredite no milagre da recuperação imediata do país. III- Mesmo que não haja mais quem acredite no milagre da recuperação imediata do país, a taxa de novos investimentos caiu consideravelmente, e o índice de desemprego subiu de modo alarmante. IV- Como a taxa de novos investimentos caiu consideravelmente, e o índice de desemprego subiu de modo alarmante, não há mais quem acredite no milagre da recuperação imediata do país. Agora, assinale a única opção que mostra o uso apropriado dos conectores, garantindo coesão e coerência às frases: a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e IV e) II, III e IV

1 Resposta

Ver resposta
Semnomeb

A opção que mostra o uso apropriado dos conectores, garantindo coesão e coerência às frases, é:

d) II e IV

Conectores

É preciso perceber a relação de sentido entre os períodos.

Note que entre os períodos A e B há uma relação de causa e consequência. O período A traz a causa, e o período B, a consequência.

Não haver mais ninguém que acredite na recuperação imediata do país é a consequência/conclusão/resultado da queda na taxa de novos investimentos e do aumento do índice de desemprego.

Por isso, devemos usar conectores que expresse uma dessas ideias, isto é, causa ("como") e conclusão ("portanto").

  • II- A taxa de novos investimentos caiu consideravelmente, e o índice de desemprego subiu de modo alarmante, não havendo mais, portanto, quem acredite no milagre da recuperação imediata do país. (conclusão/consequência)
  • IV- Como a taxa de novos investimentos caiu consideravelmente, e o índice de desemprego subiu de modo alarmante, não há mais quem acredite no milagre da recuperação imediata do país. (causa)

"Portanto" é conjunção conclusiva. "Como" é conjunção causal.

Mais sobre coesão textual em:

21995038

Escola Educação
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação