10. “Abriram-se os braços do guerreiro adormecido e seus lábio...

10. “Abriram-se os braços do guerreiro adormecido e seus lábios; o nome da virgem ressoou docemente. A juruti, que divaga pela floresta, ouve o terno arrulho do companheiro; bate as asas, e voa ao aconchegar-se ao tépido ninho. Assim a virgem do sertão aninhou-se nos braços do guerreiro. Quando veio a manhã, ainda achou Iracema ali debruçada, qual borboleta que dormiu no seio do formoso cacto. Em seu lindo semblante acendia o pejo vivos rubores; e como entre os arrebóis da manhã cintila o primeiro raio do sol, em suas faces incendiadas rutilava o primeiro sorriso da esposa, aurora de fruído amor”. Esse é um trecho de um dos mais conhecidos romances de José de Alencar, expressão maior de nossa prosa romântica. A participação de Alencar na literatura brasileira foi marcada, entre outros aspectos, pelo fato de sua obra: * Divergir da lírica de Gonçalves Dias, cujos poemas retratavam o índio de forma idealizada e heroica, típica do ideário romântico.
Restringir-se a romances de cunho indianista, afastando-se de temáticas voltadas para críticas de costumes, no âmbito urbano
Expressar, na vertente indianista, a natureza e o índio como elementos contribuintes para um nascente sentimento nacionalista.
Ter-se afastado da idealização dos elementos considerados como genuinamente brasileiros, notadamente a natureza e o índio.
Apresentar traços da ficção naturalista tanto na criação das personagens quanto na tematização dos problemas do país.
Série/curso/turma *
(Fuvest) Entre as obras mais comentadas do Visconde de Taunay estão: O Encilhamento, A Retirada da Laguna e, principalmente, o romance: *
Inocência
Rosa
A Escrava Isaura
A Moreninha
Clarissa
Sobre a prosa no romantismo brasileiro é INCORRETO afirmar: *
Valorizou a identidade nacional por meio dos romances regionalistas.
Caracterizou-se por romances policiais de caráter nacionalista.
Teve José de Alencar como maior representante dos romances indianistas.
Foi disseminada pelos folhetins publicados nos jornais.
Apresentou aspectos dos costumes burgueses com os romances urbanos.
Sobre a prosa no Romantismo brasileiro, é INCORRETO afirmar: *
Álvares de Azevedo é considerado como um dos principais nomes da prosa romântica brasileira. Foi o único escritor que transitou entre as suas diferentes vertentes por meio de obras que representavam o romance indianista e histórico, o romance regional e o romance urbano.
O romance indianista e histórico encontrou no índio brasileiro a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro, realizando o projeto literário de construção de uma literatura que retratasse nossa identidade cultural.
O romance regional, representado por nomes como José de Alencar, Franklin Távora e Visconde de Taunay, contribuiu muito para a formação da literatura brasileira, bem como para a nossa autonomia literária. Como não possuíam moldes europeus nos quais pudessem espelhar-se, os escritores regionalistas criaram seus próprios modelos, retratando na prosa os quatro cantos do país.
Por retratar a realidade da burguesia e do homem das grandes cidades, o romance urbano alcançou grande popularidade entre os leitores, obtendo maior êxito em relação aos romances indianista e regional. Nessa fase, destacaram-se os escritores Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar.
Um de seus principais representantes foi José de Alencar, que, por meio das obras Iracema, O gaúcho e Senhora, conseguiu transitar entre as diferentes vertentes da prosa romântica brasileira, além de ter contribuído também para a poesia do período.
Sobre o romance regional, estão corretas todas as alternativas, exceto: *
Apresenta o índio como herói nacional, símbolo da pureza e inocência.
É marcado pela diversidade regional e cultural do Brasil.
Está relacionado com as particularidades dos habitantes de diferentes regiões.
Apresenta paisagens do sertão nordestino em muitas obras.
Explora expressões utilizadas no universo sertanejo.
Nome completo *
(UFV-MG) A ficção romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens burguesas idealizadas, culminando sempre com o habitual “… e foram felizes para sempre”. Assinale a alternativa que NÃO CORRESPONDE à afirmação acima: *
A frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte.
Os protagonistas são retratados como personagens belas, puras, corajosas.
Não há defesa do casamento e da continência sexual anterior a ele.
O amor constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da vida.
A economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico.

1 Resposta

Ver resposta
Melissamoraes

explica num resumo todo esse texto pfv

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação