1) Poema descritivo: Estas mãos: Olha para estas mãos / de mul...

1) Poema descritivo: Estas mãos: Olha para estas mãos / de mulher roceira, / esforçadas mãos cavouqueiras. / Pesadas, de falanges curtas, / sem trato e sem carinho. / Ossudas e grosseiras. / Mãos que jamais calçaram luvas. / Nunca para elas o brilho dos anéis. / Minha pequenina aliança. / Um dia o chamado heroico emocionante:_ Dei Ouro para o Bem de São Paulo. / Mãos que varreram e cozinharam. / Lavaram e estenderam / roupas nos varais. / Pouparam e remendaram. / Mãos domésticas e remendonas. / Íntimas da economia, / do arroz e do feijão / da sua casa. / Do tacho de cobre. / Da panela de barro. / Da acha de lenha. / Da cinza da fornalha. / Que encestava o velho barreleiro / e faziam sabão. (Cora coralina) *Cavouqueiro: que cavouca, escava. *Acha: pequeno pedaço de madeira usado como lenha. *Barreleiro: cesto usado para fazer sabão caseiro. Assinale a alternativa correta em relação à descrição das mãos * a) Pesadas, de falanges curtas, ossudas e grosseiras.
b) Ossudas e grosseiras, que nunca faziam serviços domésticos.
c) Pesadas, mãos domésticas que usavam luvas.
d) Esforçadas, delicadas, tratadas com carinho.

2) As mãos são descritas em suas características físicas ou aparência, de forma detalhada. Quais das características abaixo não está de acordo com essa descrição? *

a) Mãos que jamais calçaram luvas.
b) Mãos que nunca fizeram sabão.
c) Mãos domésticas e remendonas.
d) Mãos que pouparam e remendaram.

3) Marque a alternativa incorreta: *

a) Embora o texto seja predominantemente descritivo, apresenta características da narrativa, pois o eu-lírico conta fatos de sua vida no passado.
b) O poema descritivo “Estas mãos” é subjetivo por tratar de sentimentos que o eu-lírico apresenta nos versos ao descrever as mãos.
d) No poema há a descrição das mãos de uma mulher que se dedicou a vida inteira ao trabalho manual.
c) Embora o texto seja predominantemente descritivo, não apresenta características da narrativa, pois o eu-lírico conta fatos somente no tempo presente.

4) Poema narrativo: Profundamente: Quando ontem adormeci / Na noite de São João / Havia alegria e rumor / Estrondos de bombas luzes de Bengala / Vozes cantigas e risos / Ao pé das fogueiras acesas. / No meio da noite despertei / Não ouvi mais vozes e risos / Apenas balões / Passavam errantes / Silenciosamente / Apenas de vez em quando / O ruído de um bonde / Cortava o silêncio / Como um túnel. / Onde estavam os que há pouco / Dançavam / Cantavam / E riam / Ao pé das fogueiras acesas? / _ Estavam todos dormindo /Estavam todos deitados / Dormindo / Profundamente (Manuel bandeira) *Luzes de bengala: o mesmo que fogo-de-bengala, um tipo de fogo de artifício que estoura sem fazer barulho, produzindo efeitos multicoloridos. Quais os fatos narrados nos versos desse poema narrativo? *

a) As comemorações nas noites de São João enquanto ele está dormindo e a ausência dos que se foram.
b) Quando ele acorda de um sono profundo e se vê sozinho e todos já foram para suas casas.
c) As comemorações nas noites de São João, com muita gente sorrindo, as fogueiras, os fogos de artifício e no segundo momento quando se vê sozinho com a ausência dos que se foram.
d) As comemorações de festas que ele nunca viu, com muita gente sorrindo, os fogos de artifício e no segundo momento quando ele se dá conta todos já morreram.

5)Qual o tipo de narrador desse poema? *

a) N. D.A
b) Narrador-personagem
c) Narrador-onisciente
d) Narrador-observador

Por favor me ajude, urgente.

0 Respostas

Fernanda está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação