1. Comente com os colegas de que maneira um texto como a crôni...

1. Comente com os colegas de que maneira um texto como a crônica que você leu pode contribuir o debate sobre as diferenças na escola e estimular o respeito ao outro.

2. Comente por que pode ser importante para as vítimas de bullyng conhecerem essa temática e, ao mesmo tempo, terem uma visão positiva de características pessoais que podem estar na origem das ameaças e intimidações que sofrem.

3. Registre suas conclusões no caderno, com base nos comentários realizados por todos os colegas e em suas percepções sobre o tema.

1. Comente com os colegas de que maneira um texto como a crônica que você leu pode contribuir o debate sobre as diferenças na escola e estimular o re

1 Resposta

Ver resposta
Vicente Alvim

Em relação a crônica Baixinho, de Gregório Duvivier, é possível destacar que o tema em que questão nos faz pensar sobre as cobranças da sociedade e, em simultâneo, sobre a relação que o personagem fazia de ser alto ou baixo, como se isso influenciasse o desenvolvimento dele e o sucesso nas suas batalhas. O ‘bullying’ é um tema subentendido no texto.

Análise da crônica Baixinho

  1. A opinião dos outros influência tanto as nossas vidas que acabamos não percebendo que somos únicos e possuímos características diferenciadas. Cada pessoa possui uma genética própria e não é essa genética que nos defini, mas nossas ações. Respeitar o outro com suas diferenças deveria ser algo natural e não imposto.
  2. Quanto mais conhecimento tiver sobre a temática, mais a vítima do bullying vai se fortalecer. É preciso que essas pessoas percebam que o erro não está nelas, mas na ação do outro que não está sabendo respeitar algo que único.
  3. É possível perceber um tom irônico ao final do texto, esse tom acaba tornando o texto com um certo humor, porém o autor procurou nos fortalecer uma ideia a ser refletida. Vivemos em uma sociedade em que se fala tanto em diferenças e inclusões, mas que todos são cobrados a serem iguais, portanto é importante refletir o porquê dessa igualdade social e, porque a inclusão tem que ser uma luta, sendo que deveria ser natural, pois afinal de contas a genética de cada ser é diferente.

Pensar e refletir sobre o bullying é necessário. Outras crônicas com essa temática deveriam ser parte das reflexões socais.

Saiba mais sobre crônicas e o bullying em:

40794377

22827711

Escola Educação
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação