Qual a sua expectativa para a atuação no campo da EJA?

Qual a sua expectativa para a atuação no campo da EJA?

1 Resposta

Ver resposta
anacarolinarod53

Kaufmann em seu livro "Ações Afirmativas à Brasileira - Necessidade ou Mito"  faz uma crítica aos que são favoráveis a política de cotas, acusando-os de copiar o modelo norte-americano que, segundo ela, não serve de parâmetro para a proposta de ações afirmativas em nosso país. "No Brasil, dois fatos principais parecem conduzir à necessidade de uma análise toda própria da questão: nunca houve um sistema de segregação institucional entre raças, seja por meio de leis, de decisões judiciais ou de atos de governo, além disso, a forma como fomos colonizados nos levou a uma sociedade altamente miscigenada. O estudo do tema no Brasil precisa ser feito a partir de paradigmas totalmente distintos dos adotados pelos norte-americanos". ( KAUFMANN, 2007,p.211 apud ALVES, 2008, p.88)



(Fonte: ALVES, C. Negros. O Brasil deve milhões. 120 anos de uma abolição inacabada.São Paulo; Editora Scortecci, 2008)


De acordo com a  pensamento de Kaufmann citado por Alves (2008), em relação à Lei de Cotas, assinale a alternativa que faz a crítica à posição da autora:

Escolha uma:

a.


difícil fazer uma crítica à posição dessa autora contra as cotas, pois temos uma democracia racial no Brasil e as estruturas sociais brasileiras são muito diferentes das do Estados Unidos da América.

b.


A posição da autora sobre o Brasil ser um país miscigenado e, portanto, não racista está correta, porém está incorreta a sua posição de que as cotas no Brasil devem se basear por paradigmas diferentes dos daqueles adotados nos EUA.

c.


A crítica para o texto da autora só cabe à proposta da necessidade de uma análise própria da questão, pois em muitos países as leis de cotas já foram discutidas  e  chegaram às mesmas posições que foram adotadas por todos.

d.


A posição da autora sobre o Brasil ser um país miscigenado e, portanto, não racista está incorreta, porém é verdadeira a sua posição de que as cotas no Brasil devem se basear por paradigmas diferentes dos daqueles adotados nos EUA.

e.


A autora considera que no Brasil há uma democracia racial, desconsiderando mecanismos de segregação que estão presentes na sociedade brasileira, declarados ou sob o véu da miscigenação. Correto

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação