O século XX foi marcado por atitudes de exclusão aos que expre...

O século XX foi marcado por atitudes de exclusão aos que expressavam seus aprendizados, de forma singular, nas escolas brasileiras. Jovens e adultos trabalhadores estavam nessa legião de evadidos das escolas brasileiras. Já nas últimas décadas do século passado, as legislações avançaram. As lutas das organizações de classes, dos trabalhadores e educadores trouxeram novas evidências e apontaram saídas para a EJA. Mas a lei resolve tudo? A política educacional decide tudo? Não! Algo a mais precisa acontecer para cada aluno EJA “progredir no mundo do trabalho e acessar a Educação Superior”. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica . Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica . Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013, p. 20.
Com base nas políticas educacionais, associe as ideias e informações a seguir com os marcos legais correspondentes.

I. As Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos.

( ) Afiança que os sistemas de ensino atenderão gratuitamente aos jovens e aos adultos que não conseguiram finalizar os estudos na idade regular, com as oportunidades educacionais acertadas.
II. Constituição Federal de 1988.

( ) Foi decidido sobre os direitos alusivos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito mútuo e à liberdade.
III. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

( ) Ficou determinado que toda e qualquer proposta pedagógica, voltada à educação de jovens e adultos, necessita registro e deve ser conservada em arquivo histórico.
IV. Estatuto da Criança e do Adolescente

( ) Exige a mobilização dos recursos humanos e financeiros governamentais e da sociedade civil em prol da educação de jovens e adultos.
V. Lei nº 10.172/2001

( ) Determina a luta contra causas que agenciam o analfabetismo, na busca da erradicação e da obrigação da garantia do direito à educação e universalização de oferta de vaga escolar.

1 Resposta

Ver resposta
Nathallya

III, IV, I, V, II.

Explicação: As Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos determinam que nenhuma proposta pedagógica da Educação de Jovens e Adultos fique sem registro e deixe de ser conservada nos arquivos históricos. A Constituição Federal de 1988 empreendeu forte batalha contra as causas do analfabetismo, procurando garantir a todos o direito à educação, com a universalização da oferta, disponibilizando vagas para todos na EJA. O Estatuto da Criança e do Adolescente garante importantes direitos relacionados à educação, à cultura, ao respeito mútuo, à dignidade, à profissionalização, à saúde, à alimentação, ao esporte e lazer. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação trata e garante o ensino gratuito a jovens e adultos, com o foco naqueles que não conseguiram terminar seus estudos na chamada idade regular. A Lei nº 10.172/2001 motivou intensa movimentação das soluções humanas e financeiras governamentais, procurando envolver a sociedade civil para alavancar a educação de jovens e adultos.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação