Leia o seguinte texto: No final de 2005, a mãe de Ivan Correia...

Leia o seguinte texto:No final de 2005, a mãe de Ivan Correia, seis anos, teve uma surpresa. Ela não recebeu um boletim, mas uma carta que, em vez de estar endereçado a ela, veio em nome do próprio filho. A correspondência era assinada pela professora Glória Maria Ribeiro dos Reis, da EMEI Maria Alice Pasquarelli, em São José dos Campos, a 94 quilômetros de São Paulo. Cada conquista dele em Matemática, em Leitura e Escrita e no relacionamento com os colegas consta do texto. Iniciativas desse tipo ainda são raras na Educação Infantil. O mais comum é a avaliação estar numa tabela, com conceitos correspondentes ao nível de aprendizado e aos conteúdos trabalhados no período. O desenvolvimento da criança é classificado apenas por faixas como excelente, muito bom, razoável e precisa melhorar. "Comparações entre os pequenos e boletins em forma de fichas feitos no final do bimestre ou trimestre são superficiais e não ajudam a melhorar o desempenho", diz Zilma Ramos de Oliveira, professora de Psicologia do Desenvolvimento da Universidade de São Paulo. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a avaliação deve incluir o acompanhamento e o registro do dia-a-dia em sala de aula. Portanto, todos têm direito a uma análise profunda, crítica e reflexiva sobre seus avanços cognitivos, motores, afetivos e sociais.
Sem comparações. Ao escrever sobre Ivan, Glória não fez nenhuma comparação entre ele e os colegas de sala. A observação do desempenho tinha como objetivo ajudá-lo a se adaptar ao ambiente escolar e a evoluir. Notas e conceitos não demonstrariam isso. Boletins atendem apenas às necessidades burocráticas e muitas vezes se baseiam em atividades específicas. Algumas escolas anexam ao texto descritivo fotografias, fitas de vídeo e portfólios. Seja qual for o produto final, o resultado depende de uma rede que começa com o projeto pedagógico e passa pelo plano anual ou semestral até chegar ao planejamento de cada professor. "A avaliação é um dos momentos mais importantes do trabalho docente. Nela ficam evidentes as concepções educacionais da escola", afirma Zilma.
Como fazer o registro. O bom e velho caderno de anotações/registro compõe a documentação pedagógica e é o melhor companheiro na hora de reunir informações. Nele, cada criança da sala de Glória tem uma página. Durante as atividades, ela só anota palavras soltas, e no final do dia as informações são organizadas. Para o balanço diário, ela reserva 30 minutos. Tudo é discutido com a coordenadora. Quem não faz registros sistemáticos tem dificuldade na hora de entregar os relatórios para a direção e corre o risco de fazer análises incorretas. "Os maiores desafios são organizar as ideias e escolher as melhores palavras", afirma Helena Cristina Cruz Ruiz, orientadora pedagógica da escola Maria Alice Pasquarelli. A solução? Escrever. Um acompanhamento contínuo é feito com registros individuais, do grupo e dos projetos. Apesar de difícil no início, a atividade se torna prazerosa. Toda vez que retoma as anotações, a professora Glória se lembra de cada criança em diversas situações. Suas cartas não são longas, mas são cheias de informação e carinho. A avaliação é uma via de duas mãos. Ao mesmo tempo em que acompanha o crescimento dos pequenos, você revê métodos e estratégias.
A atenção é a chave do sucesso: ao observar, o professor registra; ao registrar, reflete; ao refletir, planeja; ao planejar, avalia; e ao avaliar, replaneja. A avaliação, para ser eficiente, deve fazer parte dessa corrente.
(Fonte: BENCINI, Roberta. Melhor que boletim. Nova Escola, Jun. 2008.)
Tendo como base o texto da reportagem e os estudos teóricos realizados na Unidade de Aprendizagem, assinale a alternativa correta:

Em relação aos procedimentos avaliativos a experiência relatada demonstra apenas comparações, não contempla os objetivos conforme planejado o que leva a uma desconsideração do processo.

No que se refere aos procedimentos a professora deve realizar os registros sistemáticos diários sobre as aprendizagens das crianças e o modelo de avaliação deve ser o que contempla a avaliação diagnóstica. Tais registros servem para identificar os avanços e as dificuldades dos estudantes, de forma a atuar para que estes sejam potencializados e/ou superados.

Procedimentos como os descritos a seguir é que estão corretos: o desenvolvimento da criança é classificado apenas por faixas como excelente, muito bom, razoável e precisa melhorar; o único objetivo da avaliação é emitir uma nota ou um conceito de forma a identificar quanto o aluno aprendeu.

O paradigma de avaliação adotado pela professora está alicerçado na abordagem tradicional de avaliação.

O feedback nunca tem o objetivo de contribuir para com a aprendizagem do estudante.

0 Respostas

jvskateboard está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação