Estamos estudando neste momento, no estágio, o diagnóstico psi...

Estamos estudando neste momento, no estágio, o diagnóstico psicopedagógico, e já foi possível verificar que não podemos ficar somente com a primeira impressão no fracasso escolar de um paciente, não se pode desconsiderar as relações significativas existentes entre a escola, a família, a sociedade e as oportunidades que este sujeito teve/tem em seu processo de aprendizagem. Para tanto, analise o caso a seguir para dar continuidade no diagnóstico psicopedagógico clínico. O caso apresentado é referente a um menino, para o qual serão utilizados o nome fictício de Josué e sua mãe Mariza:

Josué tem 10 anos de idade, é aluno do 4º ano do ensino fundamental de uma escola do interior de São Paulo. O contato com a psicopedagoga foi feito por telefone pela mãe Mariza, que destacou a sua procura pelo diagnóstico devido ao fracasso que seu filho Josué vem apresentando na escola, em especial no componente curricular de Matemática. A psicopedagoga agendou a entrevista inicial de queixa e contrato para compreender melhor o caso. A mãe foi a única a comparecer no dia, o pai não teve condições devido a problemas particulares, o que não é o indicado, pois, conforme a psicopedagoga explicou, na anamnese se faz necessário a presença de ambos para melhor organizar o diagnóstico.

Neste momento do diagnóstico e em análise das colocações da mãe, que traz a queixa relacionada a dificuldades de Josué em Matemática, a psicopedagoga estabeleceu o enquadramento com explicações de como ocorrerão as sessões seguintes e a assinatura do contrato, que estabelece os valores que serão cobrados pelos atendimentos psicopedagógicos, entre outros aspectos.

Agendou a sessão e, tendo como postura teórica a epistemologia convergente, iniciou, aplicando a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem E. O.C. A. e estabeleceu o primeiro sistema de hipótese: dificuldades de aprendizagem, com baixa estima.

Na sessão seguinte, visando o alcance do segundo sistema de hipótese, foi aplicando a Prova Operatória: de Conservação (matéria, comprimento, líquido, peso); Classificação (inclusão e intersecção de classes); Seriação; e nas Provas Projetivas: Desenho Par Educativo. Desenho Eu com meus companheiros de classe. Desenho da sala de aula. Desenhe dos quatro momentos do dia. Desenho da família educativa. Desenho da família com estória. Vínculos consigo mesmo: Desenho em episódios. Desenho do dia do meu aniversário. Desenho fazendo o que mais gosta. Desenho de minha vocação. No decorrer de todas as provas foi possível verificar que Josué está no nível Alfabético, possui baixa estima, não consegue ter persistência nas atividades, apresenta dificuldade em descrever os desenhos de modo efetivo. Aparentemente precisa de um acompanhamento pedagógico, psicopedagógico e psicológico para auxiliar em seu desenvolvimento. Com tais informações, chegou-se ao segundo sistema de hipótese que está relacionado a defasagem cognitiva e dificuldades de atenção.

Seguindo com o diagnóstico, veja nas questões seguintes os passos que a psicopedagoga deve tomar para alcançar o terceiro sistema de hipótese:

A psicopedagoga agendou a próxima sessão para a análise do material escolar. Que é um momento que a terapeuta tem por instrumento de avaliação que após será pareado com outros instrumentos avaliativos, mas certamente auxilia o trabalho psicopedagógico. Diante disso, o que é preciso ser observado pela psicopedagoga neste momento de análise do material escolar? Leias as afirmativas e assinale corretamente:

I. A psicopedagoga poderá solicitar o material escolar do paciente, com o objetivo de observar a situação, a conservação, cuidados, entre outros.

II. Por meio dos materiais escolares, a psicopedagoga deve observar o vínculo com a aprendizagem, organização, ortografia, entre outros.

III. Ao analisar os materiais escolares a psicopedagoga terá condições de melhor orientar o paciente em sua organização escolar e auxiliar na sua relação com a aprendizagem.

IV. No momento que estiver verificando o material escolar a psicopedagoga pode levar o paciente a realizar as correções dos registros que estiverem errados em seu material.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e IV, apenas.

Alternativa 3:
I, II e III, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

0 Respostas

anaflormarafiga está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação