De acordo com Cagliari, na Antiguidade, as pessoas aprendiam a...

De acordo com Cagliari, na Antiguidade, as pessoas aprendiam a ler e a escrever, geralmente, para lidarem com negócios, comércio, fins religiosos e culturais. Como se dava a alfabetização neste período?

Alternativas:

O trabalho de aprender através de temas do cotidiano era o principal meio de alfabetização desse período.

O trabalho de leitura e cópia era o principal meio para promover a alfabetização nesse período.

O trabalho de aprender a escrever a partir do reconhecimento de sua realidade local e social.
O trabalho de aprender a escrita a partir do alfabeto.

O estímulo à produção dos próprios textos era o principal meio de alfabetização desse período.
Código da questão: 9326
9)
Em 1540, o português João de Barros, publicou a mais antiga gramática portuguesa. Junto a ela estava contida a "cartilha", que servia como um mapa de orientação para o processo de alfabetização. Nessa cartilha continha, inclusive, questões ligadas à doutrina da Igreja Católica, como orações e salmos. Sobre o papel da cartilha e sua relação com a escola nessa época, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta:

Alternativas:

As cartilhas de João de Barros tinham a missão da evangelização como marca essencial do projeto de alfabetização da Coroa portuguesa. A alfabetização perpassava pela doutrinação da Igreja Católica e adoração ao rei de Portugal, como forma de legitimação de seu poder.

Com a expansão mercantilista do século XVI, o processo de alfabetização era necessário para promover a maior integração dos mercados mundiais. O processo de alfabetização era realizado por meio da penetração da ordem jesuítica em vários mercados controlados pela Coroa portuguesa.
Essas cartilhas não serviam ao uso escolar, uma vez que o papel da alfabetização estava relacionado com a Igreja Católica. A alfabetização consistia em decorar o alfabeto, considerando o método construtivista de alfabetização.

Essas cartilhas não serviam ao uso escolar, porque a escola dessa época não alfabetizava. A alfabetização consistia em decorar o alfabeto, pela memorização de palavras-chave e colocando em prática o princípio acrofônico, próprio do alfabeto.

As cartilhas serviam ao uso escolar, tendo em vista que o principal papel da escola dessa época era promover a generalização da alfabetização para ampliar a doutrinação da Igreja Católica. A alfabetização consistia no aprendizado inicial de sílabas e das palavras que as compunham, podendo ser considerado como uma perspectiva do todo para as partes.

Código da questão: 7352
10)
De acordo com Mortatti, o domínio da leitura e da escrita, segundo os ideais , representava um instrumento privilegiado de aquisição do conhecimento e imprescindível para a e desenvolvimento da sociedade. As "aulas régias" passam a ser entendidas como um dos fundamentos de uma escola obrigatória, leiga e gratuita, enquanto objeto de escolarizados.

Alternativas:

nacionalistas; alfabetização; ensino e aprendizagem.

democráticos; transformação; linguagem e alfabetização.

revolucionários; transformação; libertação e alfabetização.
republicanos; modernização; ensino e aprendizagem.
constitucionalistas; modernização; pensamento e linguagem.

Código da questão: 8248

1 Resposta

Ver resposta
ClaudioOliveraAluna

As pessoas ultimamente,não se esforçam mais para entender as coisas então,inventam uma religião e seguem ela e assim ela pode dizer que tudo oque acontece é por causa daquilo e foi aquilo que fez acontecer

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação