A obra de Bobbitt espelha o desejo de racionalização técnica e...

A obra de Bobbitt espelha o desejo de racionalização técnica e instrumental desejado pela economia ao propor um currículo metodicamente organizado, medido, controlado e avaliado. No Brasil, essa cultura curricular ficou conhecida como tecnicismo e se manteve nas décadas de 1960 e 1970 como uma renovação do pensamento escolanovista anterior. Se percorrermos historicamente a teoria curricular, podemos analisar o currículo escolar a partir de dois grandes eixos:a aprendizagem e a avaliação escolar.
as concepções tradicionais ou conservadoras e as concepções críticas.
a visão escolanovista e a visão tecnicista.
os conteúdos externos e os conteúdos internos.
a prática escolar e o pensamento pedagógico.

1 Resposta

Ver resposta
Ferkaso

Os dois grandes eixos que podem ser considerados, em relação às concepções pedagógicas, podem ser definidos como concepções conservadoras e concepções críticas (Alternativa B).

Características de concepções conservadoras x críticas

As concepções conservadoras representam as concepções tradicionais que tratam o aluno de forma passiva, utilizando metodologias repetitivas e mecânicas, além de avaliar o processo como detentor do conhecimento, que não pode ser contestado ou questionado.

As concepções críticas representam as concepções mais contemporâneas, associadas à busca pelo protagonismo juvenil, ao mesmo tempo em que se preza pela proatividade dos alunos, sendo donos do próprio aprendizado, através da mediação dos educadores.

Entenda mais sobre concepções pedagógicas em:

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação