1) Ser surdo é uma questão de vida, uma forma de ver e interag...

1) Ser surdo é uma questão de vida, uma forma de ver e interagir com o mundo. As experiências visuais que constituem a pessoa com surdez partem de uma cultura surda, de uma forma diferente de ser, de se expressar, de conhecer o mundo. Pensando a partir de uma perspectiva sociocultural e linguística pode-se afirmar que:​​​​​​​ a)
a surdez é uma experiência visual que traz à pessoa com surdez a possibilidade de constituir sua subjetividade por meio de experiências visuais e cognitivo-linguísticas diversas, mediadas por formas alternativas de comunicação simbólica, que encontra na língua de sinais, seu principal meio de concretização.

b)
a surdez é uma realidade homogênea e cada sujeito se parece, pelo fato de usar a mesma língua de sinais como forma de comunicação, sua identidade se constitui por compartilhar das mesmas experiências socioculturais ao longo de sua vida.

c)
a surdez prioriza o uso da língua de sinais como língua natural e única, culturalmente, tem momentos organizados e próprios das pessoas que fazem parte dessa comunidade surda.

d)
a surdez se caracteriza pela diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, trazendo ao indivíduo uma série de consequências ao seu desenvolvimento, principalmente no que diz respeito ao aprendizado da língua de sinais, sua língua natural.

e)
a surdez possibilita que as pessoas se desenvolvam de uma forma diferente, usando a leitura labial como forma de comunicação e possibilita participar de qualquer situação cultural por meio da sua visão.

1 Resposta

Ver resposta
Gustavopierro

A

Explicação:

A surdez não é uma realidade homogênea, cada ser humano é único, mesmo compartilhando a mesma língua de sinais, sua identidade se constitui a partir das suas experiências socioculturais ao longo da vida. Os membros da comunidade surda costumam priorizar o uso da língua de sinais como língua natural e, culturalmente, tem momentos organizados. A surdez pode trazer consequências negativas ao sujeito, caso não haja estímulo, seja pela língua de sinais, seja pela língua oral (quando escolhida pela família). Não quer dizer que as pessoas vão se desenvolver de uma forma diferente usando a leitura labial, nem que isso possibilita participar de qualquer situação cultural pelo uso da visão.

Portanto, pode-se dizer que a surdez é uma experiência visual, que traz à pessoa com surdez a possibilidade de constituir sua subjetividade por meio de experiências visuais e cognitivo-linguísticas diversas, mediadas por formas alternativas de comunicação simbólica, que encontra na língua de sinais, seu principal meio de concretização.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação