1. Nas últimas quatro décadas do século XX, investigações sobr...

1. Nas últimas quatro décadas do século XX, investigações sobre cultura, mente, cérebro, cognição e desenvolvimento trouxeram novas evidências em relação à aprendizagem, colocando, em reflexão, as concepções sobre esse processo e sua tradução nas práticas pedagógicas. Apesar dessas investigações e das incontestáveis mudanças no acesso e disseminação de informações, a pedagogia da transmissão ainda permanece hegemônica, tanto na formação como na capacitação profissional. [...] Fonte: LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2020. A concepção de currículo em espiral afirma que:

Os materiais didáticos não tem articulação com a realidade do estudante, pois as aprendizagens formais devem ser técnicas e formas os sujeitos para o mundo do trabalho.

Os currículos são transitórios, que devem ser adequados conforme a turma e o seu interesse e a programação realizada pelo educador deve ser descartada cotidianamente.

Os processos cognitivos ocorrem de maneira circular, ou seja, há início, meio e fim e o objetivo é aprender determinado conteúdo.

O conteúdo abordado deve ser revisto pelo estudante várias vezes, a partir de recursos diferenciados, apresentando objetivos diferentes, igualmente, com níveis diferentes de aprofundamento.

As aprendizagens significativas ocorrem quando, ao final do processo de aprendizagem, o estudante responde o que lhe foi ensinado.

0 Respostas

Alves está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação