1) Alessandra Giordano, no texto A arte de contar histórias e...

1)
Alessandra Giordano, no texto A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas (Disponível em:

. Acesso em: 04/10/2016) afirma:

"[...] o contar histórias [...] exige um ritual e uma preparação do narrador. Mas a certeza mesmo é a de que este recurso responde a uma necessidade profunda de nossa sociedade: a oralidade."

Podemos afirmar que este pensamento de Giordano condiz com o que é dito:

Selecione uma alternativa:
a)
Nos PCNs, quando apontam: “é preciso às vezes criar um ambiente que convide à escuta atenta e mobilize a expectativa: é o caso, por exemplo, dos momentos de contar histórias ou relatos (o professor ou os próprios alunos)".

(BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/ SEF,1997b. vol.2. p. 35)

b)
Por Busatto: “Uma contação de histórias nunca irá se repetir, por mais que a história narrada esteja memorizada, palavra por palavra". (BUSATTO, Cleo. A arte de contar histórias no século XXI. Tradição e ciberespaço. Petrópolis, Vozes, 2006. p. 33)

c)
Por Fany Abramovitch: “Contar histórias (...) equilibra o que é ouvido com o que é sentido, e por isso não é nem remotamente declamação ou teatro... Ela é o uso simples e harmônico da voz". (ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil, gostosuras e bobices. São Paulo, Scipione, 1995. p. 10)

d)
Com a fala de Emília, em Histórias de Tia Nastácia: — Essas histórias folclóricas são bastante bobas — disse ela. — Por isso é que não sou “democrática”! (Lobato, Monteiro. Histórias de Tia Nastácia, p. 10).

e)
Com a forma de contar histórias da Velha Totonha: “Não gostava de contar para o primo Silvino, porque ele se punha a tagarelar no meio das narrativas. Eu ficava calado, quieto, diante dela.” (José Lins do Rego. Menino de Engenho, p. 69).

1 Resposta

Ver resposta
Alves

A

Explicação:

A- Nos PCNs, quando apontam: “é preciso às vezes criar um ambiente que convide à escuta atenta e mobilize a expectativa: é o caso, por exemplo, dos momentos de contar histórias ou relatos (o professor ou os próprios alunos)".

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação