VEM SENTIR ONOCURAMATAMECASSSE 71-CHOROSO'.O NOME DESTE ESTILO...

Gabriela Figo

VEM SENTIR ON
OCURA
MATA
MEC
ASS
SE 71
-CHOROSO".O NOME DESTE ESTILO MUSICAL PODE TER SIDO DERIVADO DA PALAVRA XOLO, QUE EPA UM TIPO
DE BAILE QUE OS ESCRAVOS FAZIAM NO PERÍODO COLONIAL, OU TALVEZ, PELA MANEIRA CHOROSA QUE OS
MÚSICOS AMACIAVAM CERTOS RITMOS DE SUA ÉPOCA. NO INÍCIO, ERA APENAS UM GRUPO DE
INSTRUMENTISTAS QUE AOS SÁBADOS E DOMINGOS SE REUNIAM NA CASA DE UM DELES PARA FAZER MÚSICA
FOI A PARTIR DE 1880 QUE O CHORO POPULARIZOU-SE NOS SALÕES DE DANÇA E NO SUBÚRBIO CAPIOCA
ERNESTO NAZARETH E CHIQUINHA GONZAGA FORAM OS PRIMEIROS COMPOSITORES QUE DERAM
CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS FIRMANDO-O COMO GÊNERO MUSICAL
NO INÍCIO DO SÉCULO XX COMEÇOU A SER CANTADO, DEIXANDO DE SER APENAS INSTRUMENTAL APROXIMASE
DO MAXIXE E DO SAMBA E ADQUIRIU UM RITMO MAIS RÁPIDO, AGITADO E ALEGRE. NESTA MESMA ÉPOCA
SURGE O CHORINHO OU SAMBA- CHORO, TAMBÉM CONHECIDO COMO TERNO, POR CAUSA DA DELICADEZA E
SUTILEZA DE SUA MELODIA.
RI
NA DÉCADA DE 30, COM O APOIO DO RÁDIO E COM INVESTIMENTO DAS GRAVADORAS DE DISCO, TORNOU-SE
IN
SUCESSO NACIONAL, UMA NOVA GERAÇÃO DE CHORÕES ORGANIZARAM-SE EM CONJUNTOS CHAMADOS
AP
REGIONAIS E INTRODUZIRAM A PERCUSSÃO NAS COMPOSIÇÕES. ALFREDO DA ROCHA VIANNA FILHO,
PIXINGUINHA, FOI O PRINCIPAL NOME DO PERÍODO, AUTOR DE MAIS DE UMA CENTENA DE CHOROS E UM DOS
MAIORES COMPOSITORES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.. SUA IMPORTÂNCIA FOI TAMANHA QUE O DIA
NACIONAL DO CHORO FOI ESTABELECIDO EM 23 DE ABRIL, DATA DE SEU ANIVERSÁRIO. TAL HOMENAGEM FOI
PROPOSTA PELO SENADOR ARTUR DA TÁVOLA E APROVADA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM 4 DE
SETEMBRO DE 2000. NA DÉCADA DE 50, O ESTILO MUSICAL PERDEU SEU ESPAÇO DEVIDO AO SURGIMENTO DA
BOSSA NOVA, MAS MANTEVE-SE PRESENTE NA PRODUÇÃO DE VÁRIOS MÚSICOS DA MPB. FOI REDESCOBERTO
NA DÉCADA DE 70, QUANDO CRIARAM OS CLUBES DO CHORO, QUE REVELAM NOVOS CONJUNTOS DE TODO O
PAÍS E OS FESTIVAIS NACIONAIS. ATUALMENTE O CHORO AINDA É PRESTIGIADO POR MUITOS, É FORTALECIDO
POR GRUPOS QUE SE DEDICAM À SUA MODERNIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE NOVOS ARTISTAS.
PESQUISANDO
1- A PARTIR DO TEXTO LIDO PODE-SE VER QUE O CHORINHO SURGIU DA FUSÃO (MISTURA) DE
RITMOS EUROPEUS COM AFRO-BRASILEIROS. MAS COMO ERAM CONSIDERADOS OS AFRICANOS NO
FINAL DO SÉCULO XIX? E ATUALMENTE COMO SÃO CONSIDERADOS OS AFRO-BRASILEIROS?​

1 Resposta

Sophie Gusmão

entçao isso ajuda eu

Explicação:

Mais perguntas de Música





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação