A fábrica, na Europa, e o engenho de açúcar, nas colônias, não...

A fábrica, na Europa, e o engenho de açúcar, nas colônias, não foram resultados imediatos de um desenvolvimento crucial das bases técnicas de produção, mas, ao contrário, representaram formas peculiares de organização social do trabalho para a obtenção, sob garantia absoluta, do lucro capitalista ( . . . ) . " (DE DECCA, In : CAMPOS, p. 73) A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre o tema nele tratado, pode-se afirmar: (Tem mais que uma questão correta) *

4 pontos

As duas formas de organização do trabalho, citadas no texto, tiveram como característica comum a concentração de trabalhadores em um determinado espaço.

O proletariado industrial, ao contrário dos escravos dos engenhos, detinha a propriedade dos meios de produção.

A produção em larga escala, obtida nas duas unidades de produção referidas, atendia a propósitos mercantis.

O escravo não era remunerado, sendo também coisificado, como uma mercadoria, enquanto o trabalhador, no sistema fabril, vendia sua força de trabalho.

O operariado procurou se organizar, formando, inclusive, associações e sindicatos, visando reagir à exploração da burguesia industrial, porém os escravos não ofereceram qualquer forma de resistência.

O tráfico de escravos foi um fator de acumulação primitiva de capital, que se constituiu uma das précondições do pioneirismo inglês na Revolução Industrial.

O capital industrial britânico pressionou o Império Brasileiro no sentido de manter o tráfico negreiro.

0 Respostas

KimberllyKethley está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Matemática





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação