Alinguagem de programação c é muito utilizada para desenvolvim...

Alinguagem de programação c é muito utilizada para desenvolvimento de programas embarcados, e conta com uma coleção de regras de sintaxe e de semântica, que devem ser conhecidas e utilizadas pelo programador para construir seus programas.

considere um programa embarcado em linguagem c, desenvolvido para o microcontrolador atmega328, onde um led é acionado a cada iteração de acordo com o valor da variável unsigned char portled; . por que o comando portled ^= 0xff; pode ser usado para isso, invertendo o estado da variável, e consequentemente do led?

escolha uma:
a. porque esse comando representa uma operação lógica and, e a cada vez que ela é executada, o estado da variável/saída do led é invertido.
b. na verdade, esse comando não é responsável por inverter o estado das variáveis, mas sim por acionar os seus bits, apenas. dessa forma, esse comando está sempre acionando as saídas, ao invés de ligar uma vez, e desligar na próxima, assim sucessivamente.
c. porque esse é um comando especial para os microcontroladores da família avr, e, apesar de não ter nenhuma ligação com operações lógicas, é um comando responsável por inverter os estados da saída, também conhecido em inglês como toggle.
d. porque todas as vezes que uma porta configurada como saída digital recebe algum comando com o operador “^” os seus estados são automaticamente alternados para o outro valor binário, o que se mostra muito útil em alguns casos especiais.
e. esse comando é uma abreviação do comando de operação lógica de um único operador, onde o seu próximo valor será o resultado do valor atual com a operação xor (ou exclusivo) com os bits 0b. essa operação lógica faz com que todos os bits da variável portled (e saída) sejam invertidos, independente dos seus estados.

0 Respostas

alvesdasilvamariaedu está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Lógica

Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação