Leia o trecho do texto a seguir: O romance surge, como o enten...

Leia o trecho do texto a seguir:O romance surge, como o entendemos hoje em dia, nos meados do século XVIII [-] Como decorrência óbvia, a epopéia, considerada, na linha da velha tradição aristotélica, expressão nobre de arte, cede lugar a uma forma artística burguesa: o romance. Com efeito, a demofilia que varre as consciências lúcidas e insatisfeitas da Europa do tempo, determina of aparecimento duma literatura feita pelo, para e com o povo, especialmente a nova classe ascendente, a burguesia. Ora, nada mais natural que a prosa, caracteristicamente objetiva descritiva e narrativa, viesse de pronto a ocupar o lugar da poesia épica Com isso, o romance passa a representar o papel antes destinado à epopeia, e objetiva o mesmo alvo constituir-se no espelho dum povo, a imagem fiel duma sociedade || Servindo a burguesia em ascensão, depois da revolução industrial inglesa na segunda metade do século XVIII, o romance tornou-se o porta-voz de suas ambições, desejos, veleidades, e, ao mesmo. tempo e sobretudo, opio sedativo ou fuga da materialidade diária Entretenimento, ludo, passatempo duma classe que inventou o lema de que tempo e dinheiro o romance traduz fielmente o bem-estar e o conforto financeiro de individuos que pagam o trabalho do escritor no pressuposto inabalável de que a função deste consiste em delata-los (MOISÉS, 1975, p 182 e 183)

Massaud Moises em sua teorização sobre o surgimento e estabilização do gênero romance, argumenta e fornece indicios sociais, históricos financeiros e politicos que corroboraram para a recepção do novo género literário. Traçando elementos da burguesia e concluindo em função dela a estruturação estética do gênero, ele traça um breve panorama das formas de leitura teorica do romance Com base nas postulações do autor. indique a alternativa correta:

a) O romance, em seu período do surgimento, era visto como um mero passatempo para a classe burguesa, classe essa que já possuía educação erudita e riqueza, não necessitava de instrução ou educação, mas possuía riqueza suficiente para comprá-las.

b) O romance, em seu período do surgimento, era visto como um gênero complexo e nobre para a classe burguesa, classe essa que não tinha, ainda, acesso à educação erudita, mas possuía riqueza suficiente para comprá-la.

c) O romance, em seu período de surgimento, era visto como um mero passatempo para a classe burguesa, classe essa que não tinha, ainda, acesso à educação erudita e não possuía riqueza suficiente para comprá-la.

d) O romance, em seu periodo de estabilidade, era visto como um mero passatempo para a classe burguesa, classe essa que não tinha, ainda, acesso à educação erudita, mas possuía riqueza suficiente para comprá-la.

e) O romance, em seu período de surgimento, era visto como um mero passatempo para a classe burguesa, classe essa que não tinha, ainda, acesso à educação erudita, mas possuía riqueza suficiente para comprá-la.

0 Respostas

tokioruiva está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Inglês





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação